Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Onda de Frio

Frente fria avança no Brasil e pode provocar neve nos próximos dias

Os termômetros na região Sul do Brasil devem marcar um declínio na temperatura.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os estados que tendem a sentir mais a frente fria que chega ao país. (Foto: Foto: Babydov | Pexels)

Ouça este conteúdo

A primeira frente fria de 2025 chegou ao Brasil nesta quarta-feira (28), atingindo com mais força a Região Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem continuar baixas ao longo da semana.

A massa de ar polar que provoca essa onda de frio tem origem continental, o que significa que ela avança pelo interior da América do Sul, intensificando seus efeitos. A formação de um ciclone extratropical também colabora para potencializar o frio e aumentar as chances de neve em áreas elevadas do Sul do país.

VEJA TAMBÉM:

Quais cidades podem ser atingidas com mais intensidade pela onda de frio?

O Inmet emitiu um alerta vermelho e dois laranjas para os próximos dias, devido a chuvas intensas e queda acentuada nas temperaturas. A frente fria avança do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina e ao Paraná, com possibilidade de atingir, em menor intensidade, partes do Centro-Oeste, Sudeste e até do Norte do país.

Frente fria se aproxima do Sul do país. A imagem trás uma mulher esquentando as mãos em uma lareira.A região Sul do Brasil será a mais atingida pela onda de frio, com possibilidade de neve. (Foto: Foto: Thomas Vitali | Pexels)

Existe possibilidade de neve na Serra Gaúcha, no Planalto Norte catarinense e no Sul do Paraná — embora neste último com menor probabilidade. Veja o panorama nos três estados mais afetados:

Rio Grande do Sul

O estado está sob três avisos do Inmet: “Chuvas Intensas – Perigo Potencial”, “Neve – Perigo Potencial” e “Declínio de Temperatura – Perigo”. Existe risco de temporais com ventos entre 70 km/h e 100 km/h, além de temperaturas que podem cair abaixo de 0 °C. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 7 °C.

Santa Catarina

Com alertas semelhantes aos do RS, Santa Catarina também deve enfrentar chuvas e frio intenso, especialmente em cidades como Campo Belo do Sul, Lages e São Joaquim – onde há chance de neve. Em Florianópolis, a mínima prevista para sexta-feira (30) é de 10 °C.

Paraná

No Paraná, estão ativos dois avisos: “Chuvas Intensas – Perigo Potencial” e “Declínio de Temperatura – Perigo”. Ventos de até 50 km/h foram registrados em Pinhais nesta quarta-feira (28), segundo o Simepar.

A expectativa de neve é baixa, mas as temperaturas devem chegar a 3 °C em algumas áreas e a 5 °C em Curitiba.

Como será a frente fria em outras regiões?

Mesmo fora das áreas sob alerta, o frio também será sentido em estados como São Paulo. A capital paulista, por exemplo, pode registrar mínima de 7 °C, com rajadas de vento de até 43 km/h. O avanço da frente fria deve ser acompanhado com atenção em todo o país.

Minas Gerais também sentirá o frio, especialmente nas regiões Sul e Central. No Centro-Oeste, estados como Goiás, Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso terão madrugadas mais geladas, com temperaturas entre 10 °C e 12 °C, inclusive no Distrito Federal.

Na Região Norte, o sul de Rondônia e do Amazonas pode registrar o fenômeno conhecido como "friagem", com mínimas entre 15 °C e 18 °C. Já no Nordeste, o impacto será mínimo, com uma leve queda nas temperaturas apenas no oeste da Bahia e sul do Piauí.

Dicas para se proteger do frio

Ainda no outono, essa frente fria já antecipa os rigores do inverno, que começa em junho. Para se proteger do frio e evitar problemas de saúde, confira algumas recomendações:

  • Use roupas térmicas e acessórios como jaquetas, cachecóis, luvas e toucas;
  • Aplique hidratante na pele e nos lábios para evitar ressecamento;
  • Evite ficar em áreas abertas durante temporais ou chuvas intensas;
  • Em caso de enchentes, procure abrigos seguros e fuja de áreas de risco;
  • Mantenha os ambientes ventilados, mesmo em dias frios.

Com a intensificação da frente fria, é essencial acompanhar os avisos meteorológicos e manter os cuidados recomendados, especialmente nas regiões sob alerta. Além de proteger a saúde, atenção redobrada com o trânsito, enchentes e ventos fortes pode evitar acidentes e transtornos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.