
Ouça este conteúdo
A regiões Sul e Sudeste do Brasil serão atingidas por um fenômeno chamado "efeito cebola" nos próximos dias. O fenômeno é caracterizado por variações de temperatura ao longo do dia: o clima frio pela manhã e durante a tarde, aumento das temperaturas.
O nome "efeito cebola" faz referência ao fato de que, assim como ao descascar uma cebola, você vai tirando camadas de roupa durante o dia conforme a temperatura sobe: pela manhã, se usa casaco, e durante a tarde, ele é retirado devido ao calor.
Em grande parte da Região Sul e leste da Região Sudeste, espera-se que as mínimas fiquem abaixo de 20°C ao longo da semana. No dia 12 de abril, as temperaturas podem variar entre 14°C e 16°C em algumas áreas das regiões Sul e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta quarta-feira (8), na cidade de São Paulo, a variação será de dez graus, com mínima de 17ºC e máxima de 27ºC. Em Belo Horizonte, a diferença de temperatura durante esta quarta será ainda maior, de 15 graus, sendo a mínima 15ºC e a máxima 30ºC. A variação se mantém ao longo da semana.
Já no Sul do Brasil, as diferenças de temperaturas serão maiores mais para o final da semana. Na sexta, em Porto Alegre, a mínima prevista, segundo o Inmet, é de 18ºC e a máxima, de 27ºC. Na capital paranaense a sexta-feira será mais fria, com o dia começando com 14ºC e chegando à máxima de 23ºC.
Chuvas
O Inmet prevê chuvas entre 20 e 30 mm no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Espírito Santo, principalmente a partir do dia 09 de abril. Já no interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, a tendência é de volumes de chuva inferiores a 20 mm.
Na Região Sul, a semana começa com áreas de instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, com volumes que podem ultrapassar os 50 mm. Acumulados de chuva entre 20 e 40 mm podem ocorrer no centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná a partir do dia 13 de abril.
Na Região Sul e leste da Região Sudeste, as temperaturas máximas podem ficar abaixo de 28°C. No dia 12 de abril, são previstas temperatura máximas acima de 34°C no noroeste de Minas Gerais, norte de Goiás e oeste de São Paulo.



