Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Calamidade Pública

Governo federal reconhece estado de calamidade em 265 municípios no Rio Grande do Sul

Presidente Lula com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, na quinta (2).
Presidente Lula com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, na quinta (2). (Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Ouça este conteúdo

O governo federal reconheceu, na noite deste domingo (5), Estado de Calamidade Pública em 265 municípios do Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A decisão deixa o estado apto a receber recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais de forma mais ágil e menos burocrática. A lista completa está no DOU.

O reconhecimento aconteceu após visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à região. Ao lado de diversos ministros e acompanhando do governador Eduardo Leite (PSDB), o petista prometeu a liberação de recursos para o estado.

“Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil e eu sei que tem muitas estradas estaduais que estão com problemas. E eu quero lhe dizer para não ficar preocupado, porque o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar a recuperar as estradas estaduais”, disse o petista.

O Rio Grande do Sul tem sido acometido por fortes chuvas nos últimos dias que afetaram 341 dos 497 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil, 78 pessoas já morreram devido aos temporais. Ainda há 4 óbitos ainda estão em investigação e 105 pessoas ainda estão desaparecidas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.