Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Associação Nacional de Jornais

Jayme Sirotsky, presidente emérito da RBS, recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

Jayme Sirotsky foi reconhecido com Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa.
Aos 90 anos, presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotky, será homenageado com Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. (Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS)

Ouça este conteúdo

O empresário gaúcho Jayme Sirotsky, presidente emérito do Grupo RBS, será homenageado nesta quinta-feira (27) pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. O reconhecimento e feito todos os anos pela associação que representa os principais jornais do Brasil.

A escolha de Sirotsky, de 90 anos, foi feita de forma unânime pelo Comitê de Liberdade de Expressão da ANJ. Com o prêmio, a associação reconhece o espírito de inovação e a defesa das liberdades de imprensa e expressão, pautas defendidas pelo empresário.

Em nota publicada em seu site, a ANJ destaca a defesa das causas sociais e a participação de Sirotsky em entidades, movimentos e iniciativas de defesa da liberdade de expressão. Para a associação, um dos primeiros reconhecimentos sobre a linha de atuação de Sirotsky foi a nomeação para a presidência da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) – o primeiro latino-americano a ocupar tal posto.

Jayme Sirotsky tem grande histórico na defesa da liberdae de imprensa

Gaúcho nascido em Passo Fundo, Sirotsky foi vice-presidente e membro do conselho da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Ele atuou de forma decisiva na elaboração da Declaração de Chapultepec, em 1994. O documento estabelece a imprensa livre como “condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade”.

Em seu currículo constam ainda passagens como presidente da ANJ por duas oportunidades, como membro fundador do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e como dirigente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Pela associação, Sirotsky foi homenageado em 2006 com o certificado de Sócio Honorário da ANJ.

“Trata-se de um prêmio muito caro para mim. Ao longo de muitos anos tenho defendido as liberdades de imprensa e de expressão. Na ANJ, que tive a honra de presidir por duas vezes, e em muitos outros fóruns no Brasil e no exterior. Como vice-presidente da SIP, participei da redação da Carta de Chapultepec, desde então, guia importante para o bom exercício do jornalismo. Na presidência da WAN, foram muitas missões pelos cinco continentes na defesa dessas ideias”, ressaltou Jayme Sirotsky à ANJ.

Em 2016, Gazeta do Povo recebeu Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

No ano de 2016 o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa foi concedido à Gazeta do Povo pela publicação de uma série de reportagens sobre a remuneração de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público do Paraná. A essas publicações se seguiram cerca de 40 processos contra o veículo e os cinco profissionais que assinaram as matérias, em diferentes cidades do estado. A maioria das ações foi movida por juízes.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.