Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vox Patris

Maior sino de badalo do mundo toca pela 1ª vez no Brasil

Sino Vox Patris
Missa em Trindade precedeu o primeiro badalo do sino Vox Patris. (Foto: Júnior Guimarães/Secom Governo de Goiás)

Ouça este conteúdo

O Vox Patris, considerado o maior sino de badalo do mundo, tocou pela primeira vez na noite de sexta-feira (27), às 20h37, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia (GO). A cerimônia foi precedida de uma missa celebrada pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom José Roberto dos Reis, que abençoou o Vox Patris e os dois sinos menores, chamados de São João e São Lucas.

“Os sinos são mensageiros de uma boa notícia. O ressoar deles toca nossos corações, nos faz lembrar das coisas divinas e da transcendência da vida. É a voz sagrada, no sentido mais profundo e espiritual, que nos chamará todos os dias”, declarou dom José Roberto.

A missa e o badalo dos sinos marcaram o início da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, considerada a maior peregrinação da região Centro-Oeste, que neste ano deve receber cerca de 6 milhões de romeiros — a festa se estende até 6 de julho.

O Vox Patris, que significa "Voz do Pai" em latim, foi idealizado pelo artista plástico goiano Silvio Morais e fabricado em Cracóvia, na Polônia. Com um custo estimado de R$ 17 milhões, o sino pesa 55 toneladas, tem 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Ele foi produzido com uma liga especial de bronze (78% cobre e 22% estanho), que o ajuda a ser ouvido a mais de dez quilômetros de distância, atingindo cerca de 120 decibéis.

O sino está desde 17 de maio no Brasil, após ser transportado de navio desde Gdansk, na Polônia. Em Trindade, ele está instalado em uma estrutura temporária — futuramente ele será levado para o novo Santuário do Divino Pai Eterno, que está sendo construído. Durante os dias de romaria, o Vox Patris tocará duas vezes ao dia, pela manhã e pela tarde, e poderá ser visitado pelos romeiros, turistas e população local.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.