Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crime organizado

Mega operação policial cumpre mais de 500 mandados em 8 estados do Nordeste

operação contra o tráfico
Operação conjunta das polícias Civil e Militar mira organizações criminosas que praticam principalmente tráfico de drogas e armas. (Foto: Reprodução/Instagram @ssppiaui)

Ouça este conteúdo

As polícias Civil e Militar de oito estados do Nordeste cumprem 510 mandados de prisão e de busca e apreensão nesta quinta (7) em uma megaoperação contra o crime organizado. Mais de 5 mil agentes participam da ação simultânea no Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O objetivo da operação Nordeste Integrado, segundo as autoridades, é combater o avanço de organizações criminosas que praticam crimes como homicídios, roubos e furtos de veículos e cargas, além de envolvimento com o tráfico de drogas e de armas.

A operação faz parte de uma cooperação das secretarias de segurança dos estados participantes com o intercâmbio de informações estratégicas e ações conjuntas para o enfrentamento ao crime organizado – principalmente as facções criminosas.

VEJA TAMBÉM:

Entre os estados alvos desta operação, a Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão têm o cenário mais preocupante de acordo com a mais recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no mês passado com dados referentes ao ano de 2024.

Apenas a Bahia registra 40,6 assassinatos por 100 mil habitantes, liderando o ranking nacional de mortes violentas. A atuação de facções como o Comando Vermelho, o Bonde do Maluco e grupos locais alimenta a guerra pelo domínio do tráfico de drogas, principalmente nas regiões metropolitanas.

Situação semelhante é vista em Pernambuco, com uma taxa de 36,2 mortes por 100 mil, e o Ceará, com taxa de 37,5 em meio a um conflito intenso entre facções como a Guardiões do Estado (GDE), Tropa do Norte e o Comando Vermelho.

“As regiões Nordeste e Norte permanecem como as mais violentas”, apontou o Anuário. A região, como um todo, apresentam uma taxa média de 33,8 homicídios por 100 mil habitantes.

VEJA TAMBÉM:

Em contraste, estados como Paraíba, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte apresentaram avanços no controle da criminalidade. A Paraíba registrou uma das menores taxas da região, com queda de quase 36% nos homicídios em uma década, resultado de ações integradas e investimento em inteligência policial.

O Piauí se destacou como o estado mais seguro do Nordeste, com 20,3 mortes por 100 mil habitantes e queda contínua de crimes patrimoniais. Sergipe também reduziu significativamente os latrocínios e roubos de veículos, enquanto o Rio Grande do Norte manteve índices relativamente baixos de homicídios.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.