Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ranking

Onde estão as cinco melhores praias do Brasil

Melhores praias Brasil
Praias brasileiras estão entre as melhores de ranking internacional. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú)

Ouça este conteúdo

O Brasil é mundialmente conhecido por suas praias, dispostas pelos mais de 7 mil quilômetros de costa banhada pelo Oceano Atlântico. E, naturalmente, vários rankings tentam listar as melhores praias do Brasil, geralmente baseados em avaliações de turistas. Uma outra lista, no entanto, usou método científico para chegar às vencedoras.

O Ranking das Melhores Praias - 2025 foi elaborado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (Cif Playas) em colaboração com a Rede Iberoamericana de Gestão e Certificação de Praias (Proplayas). Ao todo, 200 praias de 11 países das Américas e Península Ibérica foram avaliadas por profissionais especializados, que incluem oceanógrafos, engenheiros, gestores públicos e outros.

Segundo o Cif Playas, o ranking "propõe uma leitura mais profunda dos espaços costeiros, contemplando atributos como balneabilidade, biodiversidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura, resiliência climática e serviços ecossistêmicos". O trabalho usou uma metodologia composta por indicadores em quatro áreas:

  • recreação,
  • conservação,
  • qualidade sanitária,
  • proteção.

Cada uma dessas categorias é subdividida em cinco outras e, depois, em vários indicadores. A soma de todos dá a nota final de cada praia, que vai de 0 a 100.

Das 200 praias analisadas, 44 estão no Brasil e somente uma está entre as 10 melhores do ranking: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador (BA), que recebeu a maior nota. As outras nove praias do top 10 ficam em Cuba.

VEJA TAMBÉM:

As cinco melhores praias do Brasil

O Ranking das Melhores Praias - 2025 avaliou 44 praias de cinco estados brasileiros: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As notas variaram de 97 (a mais alta) e 54 (a mais baixa). Abaixo, as cinco praias brasileiras melhor avaliadas no estudo.

1ª - Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe - Salvador (BA) - nota 97

Localizada no sul da Ilha dos Frades, em Salvador (BA), a praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é conhecida pelas águas calmas, mornas e cristalinas. Além de banhistas, a praia é frequentada por praticantes de mergulhos e esportes náuticos. Uma característica da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é uma linha com boias de contenção, que evita a circulação de embarcações nas áreas próximas à areia.

Ponta de Nossa Senhora de GuadalupePraia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe fica na Ilha dos Frades, em Salvador (BA). (Foto: Gabriel Lima/Prefeitura de Salvador)

2ª - Praia do Forte - São Francisco do Sul (SC) - nota 93

O litoral norte de Santa Catarina vem se tornando um dos principais destinos de turistas brasileiros. É onde fica a Praia do Forte, em São Francisco do Sul. Ela fica a 17 quilômetros do centro da cidade, o que garante certa tranquilidade mesmo na alta temporada. O mar calmo ajuda quem busca passar o tempo com a família. 

Praia do FortePraia do Forte fica a 17 quilômetros do centro de São Francisco do Sul (SC). (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul)

3ª - Praia do Estaleiro - Balneário Camboriú (SC) - nota 90

Balneário Camboriú é uma das queridinhas dos brasileiros, com direito a música própria. Um pouco longe do agito da avenida Atlântica e seus arranha-céus, a Praia do Estaleiro reserva mais tranquilidade em seus pouco mais de 1,7 mil metros de faixa de areia. As águas também são calmas e cristalinas. E por causa da proximidade de áreas verdes ainda preservadas, há uma diversidade considerável de pássaros na região.

Praia do EstaleiroTranquilidade da Praia do Estaleiro contrasta com agito da área central de Balneário Camboriú (SC). (Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú)

4ª - Prainha - Rio de Janeiro (RJ) - nota 89

Nada de Copacabana ou Ipanema. A Prainha não faz parte do roteiro tradicional do turista que visita o Rio de Janeiro. Localizada no fim da praia do Recreio, a Prainha se descortina com uma faixa de areia de 700 metros de extensão, grudada nos morros com vegetação intocada da Mata Atlântica. A Prainha é a preferida dos surfistas na capital fluminense.

PrainhaA Prainha é reduto dos surfistas no Rio de Janeiro. (Foto: André Costa/Pixabay)

5ª - Fazenda Roberto Marinho - São Pedro da Aldeia (RJ) - nota 88

Ainda no estado do Rio de Janeiro, mas na cidade de São Pedro da Aldeia, está a praia da Fazenda Roberto Marinho. Ela é ideal para quem busca tranquilidade e águas cristalinas. E apesar de estar localizada em uma área privada da família Marinho, é aberta para qualquer pessoa. Para chegar até lá, é necessário vencer uma caminhada de aproximadamente 30 minutos em uma trilha de terra.

Fazenda Roberto MarinhoPara chegar à praia da Fazenda Roberto Marinho é preciso andar 30 minutos em uma trilha. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Pedro da Aldeia)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.