Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Menor nível de desocupação

Os estados brasileiros com taxas de desemprego de países de primeiro mundo

Taxas de desemprego
Estados brasileiros têm níveis de desocupação comparáveis a países desenvolvidos. (Foto: Imagem criada utilizando ChatGPT/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A taxa de desemprego no Brasil caiu em 18 das 27 unidades da federação no segundo trimestre, na comparação com o período anterior, sendo que 12 atingiram o menor nível de desocupação registrado pela série histórica iniciada em 2012. Em alguns estados, a taxa é comparável à dos países mais desenvolvidos do mundo.

No Brasil, as menores taxas de desemprego foram verificadas em Santa Catarina (2,2%) e Rondônia (2,3%), à frente de todos os países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), incluindo o G7, formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

De acordo com dados da OCDE, que reúne 28 países entre os mais desenvolvidos do mundo, somente três nações fecharam o segundo trimestre deste ano com taxa de desemprego inferior a 3%: Japão, Coreia do Sul, México, República Tcheca e Israel. Até a publicação desta reportagem, Islândia, Suíça e Grécia não haviam divulgado os dados do período.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), comemorou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral divulgada IBGE. “Que coisa linda! Isso demonstra que o que já era bom, ficou melhor ainda”, disse. O estado havia registrado um nível de desocupação de 3% no primeiro trimestre deste ano.

Além de Santa Catarina e Rondônia, outros quatro brasileiros têm taxas de desemprego que os deixariam entre os 10 países mais bem colocados da OCDE:

  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Espírito Santo
  • Paraná.

Estados brasileiros com taxas de desemprego comparáveis às maiores economias do mundo

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.