Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crimes financeiros

PF investiga grupos criminosos que causaram fraudes à Caixa em 3 estados e no DF

Caixa
Grupos atuavam fraudando empréstimos bancários e trocando cartões e senhas de clientes. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal deflagrou duas operações simultâneas nesta terça (18) para desarticular esquemas criminosos que causaram prejuízos milionários à Caixa Econômica Federal em três estados e no Distrito Federal.

De acordo com as investigações que levaram à Operação Biometrics, em São Paulo e no Ceará, os prejuízos ao banco estatal em torno de R$ 2 milhões, em meio a uma movimentação suspeita que pode chegar a R$ 42 milhões. Foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 34 de busca e apreensão.

“A investigação teve início em junho de 2024, quando foi constatada a abertura de contas corrente de empresas, para obtenção de empréstimos fraudulentos, por meio do uso de identidade falsificadas”, disse a PF em nota.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a PF, os envolvidos são investigados pelos crimes de organização criminosa, falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato.

Paralelamente, a Operação Falsa Ajuda foi deflagrada em Goiás, Distrito Federal e Ceará para combater golpes de troca de cartões bancários. Os criminosos simulavam ajudar clientes da Caixa após o uso de caixas eletrônicos, convencendo-os a trocar as senhas.

Durante a abordagem, os golpistas substituíam os cartões e obtinham acesso às senhas. “Em seguida, o criminoso se dirigia à outra agência da Caixa e, com o cartão da vítima e a nova senha em mãos, realizava saques, transferências e compras fictícias em máquinas de cartão que já estavam em posse do grupo criminoso”, emendou a autoridade.

A ação da PF resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Pelo menos dez clientes foram lesados entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.

As investigações tiveram o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa, da Polícia Militar de Goiás e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado nos três estados. A Força-Tarefa PF/CAIXA em São Paulo também atua na proteção do patrimônio do banco público federal e do sistema financeiro nacional.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.