Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Monitoramento

PF identifica mais de dois mil drones irregulares em áreas da COP 30

Drone durante voo. PF identificou 2.270 aeronaves irregulares na COP 30.
Drone durante voo. PF identificou 2.270 aeronaves irregulares na COP 30. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal (PF) identificou 2.270 drones sobrevoando áreas proibidas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém. O dado foi divulgado nesta terça-feira (18), e abrange o período de 31 de outubro a 15 de novembro.

Além dos mais de 2 mil drones que conseguiram alçar voo ilegalmente, a corporação informou que impediu 184 tentativas de voo proibido. O monitoramento é realizado pelo Centro Integrado de Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Contramedidas (CIC-ARP/CM), sob direção da PF e apoio das Forças Armadas e outros órgãos de segurança pública.

VEJA TAMBÉM:

Belém está sob GLO até o fim da COP 30

Estão sob vigilância da PF, além da própria sede da COP, o Aeroporto Internacional de Belém e o Porto Outeiro. O centro de controle conta com equipamentos que permitem detectar os drones em um raio de até dez quilômetros, permitindo a neutralização quando se aproximam a menos de dois quilômetros. Além disso, a PF utiliza jammers, equipamentos que permitem interferir nos sinais transmitidos do controle ao drone, bem como ferramentas para assumir o controle das aeronaves não tripuladas.

Até o próximo domingo (23), a capital Belém e as cidades Altamira e Tucuruí estão sob uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em locais estratégicos. A operação ocorre após solicitação do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), e gerou controvérsia por ser decretada na semana seguinte à Operação Contenção, no Rio de Janeiro. O presidente Lula (PT) desconsiderou aplicar a GLO no Rio.

"A pilotagem de drones está terminantemente proibida nas áreas de interesse da conferência e da segurança presidencial, especialmente nas proximidades do Aeroporto Internacional de Belém, Parque da Cidade, Porto Miramar, Porto Outeiro e locais onde se encontrar o Presidente da República", informou a PF.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.