Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lavagem de dinheiro

Polícia do Rio ataca finanças do CV em nova fase da Operação Contenção

Policial durante Operação Contenção, no Rio de Janeiro.
Policial durante Operação Contenção, no Rio de Janeiro. (Foto: Antônio Lacerda/EFE)

Ouça este conteúdo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira (16) mais uma etapa da Operação Contenção, que, em outubro, resultou em mais de 120 mortes na zona norte do Rio. Desta vez, as autoridades tiveram como alvo o esquema de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho (CV).

De acordo com as investigações, o líder do CV, Edgar Alves de Andrade, o Doca, e seu "tesoureiro", Carlos da Costa Neves, o Gardenal, coordenavam o esquema financeiro com a ajuda de "laranjas" e empresas de fachada. O dinheiro financiava as atividades, a compra de armas e drogas.

VEJA TAMBÉM:

As informações fiscais eram incompatíveis com os rendimentos dos suspeitos, o que, segundo a Polícia Civil, caracterizava o enriquecimento ilícito.

Além do cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram bloqueados bens e depósitos no valor de mais de R$ 600 milhões pertencentes à facção. No estado do Mato Grosso, a operação confiscou uma fazenda, cuja aquisição não era compatível com a renda do proprietário.

"Os documentos demonstram que o município de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, foi utilizado como um dos principais pontos de concentração financeira, funcionando como base para recebimento e movimentação dos valores ilícitos, distante dos locais de maior visibilidade do tráfico, justamente para reduzir a exposição dos líderes criminosos", disse a Polícia Civil do Rio por meio de nota.

A operação cumpriu mandados de apreensão na Baixada Fluminense e no município de Silva Jardim, no interior do Rio, além de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e Pontes e Lacerda, no Mato Grosso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.