
Ouça este conteúdo
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) classificou na sexta-feira (28) a Praia Central de Balneário Camboriú como própria para banho. O relatório de balneabilidade, com dados coletados entre 24 e 28 de fevereiro, é o primeiro desde 2022 que apontou o local com essas condições.
Nos últimos anos, coincidindo com o aumento da faixa de areia, a Praia Central chegou a registrar 100% dos pontos impróprios para banho — a causa principal apontada pela prefeitura da cidade é a ineficiência do sistema de esgoto.
Além da Praia Central, as praias de Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras também estão próprias para banho. Somente a Lagoa de Taquaras foi classificada pelo IMA como imprópria.
De acordo com a prefeitura, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), está substituindo 2 mil filtros não originais que estavam impedindo o bom funcionamento da lagoa de aeração da estação de tratamento de esgoto do bairro Nova Esperança. Esses equipamentos ajudam a remover os poluentes biológicos e outros poluentes dos efluentes.
“Também já estamos licitando o tratamento preliminar. Ações que vão melhorar a eficiência da estação de tratamento e contribuir para que esses resultados na Praia Central sigam positivos”, adiantou o diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), Auri Pavoni.
As melhorias previstas para a ampliação do tratamento preliminar incluem intervenções nos sistemas elétricos, hidráulicos, nas unidades de gradeamento, peneiramento, remoção de gordura e medição de sistema. O investimento estimado é de R$ 35,5 milhões.
VEJA TAMBÉM:







