Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ranking do Tripadvisor

Quais são as melhores feiras livres do Brasil

Feirinha Largo da Ordem
Feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba, está entre as melhores do Brasil. (Foto: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba)

Ouça este conteúdo

A plataforma de viagens Tripadvisor revelou quais são as 10 melhores feiras livres do Brasil para 2025. O ranking foi elaborado levando-se em conta as avaliações feitas pelos usuários sobre 165 atrações dessa categoria no país, reunindo feiras abertas e mercados com características de feiras.

Para chegar à lista final, o Tripadvisor usou algoritmos que calculam a popularidade do lugar de acordo com a qualidade, quantidade e avaliações mais recentes, sem contar o desempenho ao longo do tempo. No top 10 estão feiras de sete estados e nove cidades — Belo Horizonte é a única com duas atrações no ranking, inclusive a melhor colocada.

Em relação às características, são três feiras abertas e sete mercados.

As 10 melhores feiras livres do Brasil, segundo o Tripadvisor

  • 1º - Mercado Central de Belo Horizonte (MG)
Mercado Central BHMercado Central de Belo Horizonte é o mais tradicional da cidade. (Foto: Divulgação/Mercado Central)

Aberto em 1929, o Mercado Central é uma das atrações imperdíveis de Belo Horizonte. São 14 mil metros quadrados com mais de 400 lojas de produtos alimentícios, comidas típicas e artesanato.

  • 2º - Mercado Municipal de São Paulo (SP)
Mercado Municipal de São PauloSanduíche de mortadela é tradição do Mercado Municipal de São Paulo. (Foto: Rogério Cassimiro/MTur)

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo tem quase 13 mil metros quadrados e conta com 290 boxes que vendem frutas, verduras, cereais, carnes e outros produtos alimentícios. O destaque é o sanduíche de mortadela.

  • 3º - Feirinha do Largo da Ordem – Curitiba (PR)
Feirinha do Largo da OrdemFeirinha do Largo da Ordem tem mais de mil barracas. (Foto: Levy Ferreira/Prefeitura de Curitiba)

Localizada no centro histórico de Curitiba, a Feirinha do Largo da Ordem ocorre aos domingos, quando cerca de mil expositores se espalham por ruas de paralelepípedos vendendo de artesanato a opções gastronômicas.

  • 4º - Mercadão de Maringá (PR)
Mercadão de MaringáMercadão de Maringá foi aberto em 2009. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá)

Antigo armazém de secos e molhados, o Mercadão de Maringá, na região noroeste do Paraná, foi inaugurado em 2009 e conta com 30 lojas vendendo os mais variados produtos, como frutas típicas e exóticas, vinhos, cervejas, temperos, entre outros.

  • 5ª - Mercado dos Peixes – Fortaleza (CE)
Mercado dos PeixesMercado dos Peixes passou por revitalização em 2016. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

A venda de peixes na beira da praia de Mucuripe é antiga, mas o local se tornou de fato um mercado na década de 1980. Mais recentemente, em 2016, o Mercado dos Peixes de Fortaleza passou por uma revitalização.

  • 6º - Mercado do Rio Vermelho – Salvador (BA)
Mercado do Rio VermelhoMercado do Rio Vermelho tem 170 lojas. (Foto: Raul Golinelli/Gov.BA)

Tem um pouco de tudo nas 170 lojas do Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. Construído em 1973 pelo governo da Bahia, é possível encontrar carnes, peixes, frutas, verduras, artesanato, floricultura e outros produtos.

  • 7º - Ceagesp Sorocaba (SP)
Ceagesp SorocabaCeagesp de Sorocoba também é conhecido como "varejão". (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

Além da atividade atacadista, a Ceagesp de Sorocaba é um "varejão" com frutas, verduras, pescados, ovos, cereais e outros produtos típicos de feiras livres, como pastéis e lanches.

  • 8º - Feira Artesanal e Gastronômica – Rio Quente (GO)
Feira Rio QuenteAs comidas são as especialidades da feira de Rio Quente. (Foto: Divulgação/Feira dos Ipês)

A feira ocorre diariamente na Esplanada Rio Quente e conta com barracas com comidas, bebidas e artesanato. Entre as especialidades estão tapiocas, massas, empadão e açaí.

  • 9º - Mercado Novo – Belo Horizonte (MG)
Mercado NovoMercado Novo foi revitalizado em 2018. (Foto: Karla Pinheiro/Belotur)

Inaugurado em 1960 no centro de Belo Horizonte, o Mercado Novo foi revitalizado em 2018 e conta com 1,2 mil lojas de gastronomia, cultura, musicalidade, moda e urbanismo.

  • 10º - Mercadão de Madureira – Rio de Janeiro (RJ)

O Mercadão de Madureira começou como feira agrícola em 1914 e hoje é o maior polo comercial da zona norte do Rio de Janeiro. São quase 600 lojas de produtos variados, desde material escolar e brinquedos a temperos e ervas.

Mercadão de MadureiraMercadão de Madureira foi fundado em 1914. (Foto: Divulgação/Riotur)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.