
Ouça este conteúdo
Com a morte do prefeito Fuad Noman (PSD) nesta quarta-feira (26), Álvaro Damião (União), vice-prefeito da chapa eleita em outubro de 2024, vai assumir de forma definitiva o Executivo de Belo Horizonte. Ele ocupava o cargo de prefeito na capital mineira de forma interina desde o dia 3 de janeiro, quando Noman foi internado com um quadro de insuficiência respiratória aguda.
VEJA TAMBÉM:
Em seu perfil no Instagram, Damião lamentou a morte do prefeito de Belo Horizonte. “Fuad me tratava como um filho, sempre me orientando, aconselhando e puxando a orelha quando havia necessidade. Ele nos deixa um exemplo de vida e um legado de compromissos com a causa pública. Não vai ser fácil. Mas honrar o nome do Fuad é um ideal que jamais abrirei mão”, disse.
Damião é mais um prefeito de Belo Horizonte a governar sem vice
Álvaro Damião será mais um prefeito de Belo Horizonte que irá governar sem a presença de um vice. Em sua ausência, o próximo na linha de sucessão é o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Juliano Lopes (Podemos).
O próprio Noman, a quem Damião vai suceder, era vice-prefeito de Alexandre Kalil e assumiu o cargo em 2022 quando o titular se afastou do cargo para disputar as eleições para governador de Minas Gerais.
Antes dele, em 2001 o vice-prefeito Fernando Pimentel (PT) assumiu a chefia do Executivo municipal após a renúncia do prefeito eleito Célio de Castro. Pimentel concluiu o mandato e comandou a prefeitura de Belo Horizonte até 2009.
Álvaro Damião fez carreira como jornalista antes de entrar na política
Jornalista de formação, Damião fez carreira com programas de rádio e televisão na Rádio Itatiaia, na TV Alterosa, emissora afiliada do SBT em Minas Gerais, e na Rede Record. Natural de Belo Horizonte, tem 54 anos e uma carreira política iniciada na Câmara Municipal da capital mineira.
Foi eleito vereador pela primeira vez em 2016. Com um mandato focado na defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade social, na proteção animal e no incentivo ao esporte, Damião foi reeleito em 2020 para mais quatro anos como vereador em Belo Horizonte.
Ele ainda concorreu a uma vaga como deputado federal nas eleições de 2018 e 2022. Nas duas oportunidades, Damião não obteve votação suficiente para uma cadeira na Câmara dos Deputados e ficou como suplente da vaga.
A escolha de seu nome como vice de Noman, em 2024, foi tomada como forma de melhorar o trânsito do ex-prefeito junto ao Legislativo Municipal. Damião aceitou, recuando assim de seus planos de buscar uma nova reeleição como vereador para alçar sua candidatura a deputado estadual em 2026.
Prefeito Fuad Noman morreu em decorrência de insuficiência renal aguda
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), faleceu na manhã desta quarta-feira (26) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na capital mineira. A informação foi confirmada pela prefeitura de BH.
"Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência", divulgou a prefeitura.
Ainda de acordo com a administração municipal, informações sobre o velório e homenagens a Noman serão divulgadas em breve. Na terça-feira (25), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado pela equipe médica, de acordo com o boletim hospitalar. O comunicado apontava que o quadro do paciente era “bastante grave”, com insuficiência renal aguda após a parada cardiorrespiratória.
VEJA TAMBÉM:
- Fuad Noman se licencia após internação e vice assume prefeitura de BH

- Fuad toma posse em BH remotamente por condições de saúde, mas desconversa sobre afastamento

- Prefeito de BH vai enfrentar resistência com nova composição da Câmara de Vereadores

- “Vitória do amor e da verdade”, diz Fuad após vencer em Belo Horizonte





