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Mato Grosso e Goiás

Rota Agro escancara apetite por concessões rodoviárias no Centro-Oeste

Rota Agro liga Rondonópolis (MT) a Rio Verde (GO).
Rota Agro liga Rondonópolis (MT) a Rio Verde (GO). (Foto: Vinícius Trindade/Ministério dos Transportes)

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Liderado pela Azevedo & Transportes Infraestrutura, o Consórcio Rota Agro Brasil venceu quatro concorrentes para levar a concessão da Rota Agro Brasil, que liga Rondonópolis, no Mato Grosso, a Rio Verde, em Goiás, por 490 quilômetros das BRs 060 e 364. O apetite do grupo pelo projeto ficou claro na proposta de desconto de 19,7% sobre a tarifa de pedágio — só não foi maior do que o proposto pela Motiva no leilão do lote 3 do Paraná em 2024, que teve proposta de 26,6%.

A Rota Agro tem valor estratégico, pois é caminho para o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso. Não por acaso teve uma grande concorrência com cinco interessados, o que não se via nos certames da União desde 2023. “Vivíamos há bastante tempo a ansiedade por uma solução para essa rota de grande importância econômica”, apontou o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB).

E esse lote em específico era chave para o grupo vencedor. Isso porque, em 2024, a Azevedo & Transportes Infraestrutura havia arrematado a Rota Verde de Goiás (BR-060/452), que conecta Goiânia a Itumbiara, passando por Rio Verde. Com as duas concessões, a empresa terá uma malha rodoviária de 942 quilômetros em Goiás e Mato Grosso.

A grande concorrência verificada na Rota Agro não ocorria nos certames da União desde 2023.

“Um planejamento bem realizado para essas rodovias refletirá diretamente na distribuição de importantes produtos para a nossa economia e na mobilidade da população”, afirmou o representante do consórcio vencedor, Gabriel Freire.

Pelos próximos 30 anos, o Consórcio Rota Agro Brasil administrará o trecho entre Rondonópolis e Rio Verde, com previsão de investir R$ 7,26 bilhões, sendo R$ 4,4 bilhões em investimentos em obras e R$ 2,8 bilhões em custos operacionais. Com a vitória no leilão, o grupo se comprometeu a entregar um conjunto de obras que envolve duplicações, faixas adicionais, entre outras intervenções:

  • 490 km de rodovia
  • R$ 7,26 bilhões em investimentos
  • 45,62 km de duplicação
  • 150,26 km de faixas adicionais
  • 2 pontos de parada e descanso
  • 4 passarelas de pedestres
  • 11 travessias

Além da Azevedo & Transportes Infraestrutura, o consórcio vencedor é integrado pelas empresas Camaçari Fundo de Investimento e Participações Multiestratégia, Sobrado Construção Ltda. e Gai Construção e Comércio Ltda.

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Com agro, aumentam oportunidades para concessões no Centro-Oeste

A região Centro-Oeste vem atraindo investidores em concessões rodoviárias. Não apenas o governo federal, como a esfera estadual também está cedendo a administração das estradas para o setor privado. O objetivo é otimizar o escoamento da produção agrícola e da indústria de madeira de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Desde o ano passado, foram leiloados oito projetos na região, incluindo a Rota Agro, a Rota Verde Goiás, a Rota da Celulose, o contrato de otimização com a MSVia (Motiva) da BR-163/MS, e lotes de rodovias estaduais do Mato Grosso. Nessas concessões serão investidos mais de R$ 45 bilhões.

“Há um fator econômico, com o crescimento do agronegócio, que forçou a região a ter que atender a essa demanda por uma infraestrutura melhor”, analisa o sócio do Toledo Marchetti Advogados, João Paulo Pessoa. “Há players (empresas consideradas referência no setor) já operando na região, e que estão buscando mais projeto para aumentar a sinergia e tornar o seu negócio mais eficiente”, explica.

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