• Carregando...
Antenas da Starlink chegam à base aérea de Canoas
Antenas da Starlink chegam à base aérea de Canoas| Foto: Pablo Reis/Ascom SPGG

O governo do Rio Grande do Sul informou que as mil antenas de internet via satélite da Starlink, doadas pelo empresário Elon Musk, chegaram à base aérea de Canoas no início da noite deste sábado (11).

As antenas possuem serviço ilimitado de dados que não serão cobrados. Segundo nota do governo, ajudarão a “restabelecer a comunicação nos principais pontos da Defesa Civil, da Segurança Pública, em unidades de saúde, escolas e serviços públicos essenciais durante o período que perdurar a calamidade”.

Dificuldades de conexão com a internet em diversas regiões do estado gaúcho têm dificultado a localização de pessoas feridas e desabrigadas. Em vista disso, Musk havia anunciado na última quinta-feira (9) a doação dos equipamentos da Starlink, que operam via satélite, diferentemente das demais operadoras que atuam no estado, o que pode contribuir para as ações de socorro.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) publicou nas redes sociais, no final da tarde deste domingo (12), um vídeo que gravou na base aérea de Canoas informando que até o momento chegaram apenas 550 antenas, mas que em breve o restante dos equipamentos será entregue.

Segundo o parlamentar, a intermediação da doação foi feita inicialmente pela assessoria do deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e pelo deputado Fábio Faria (PP-RN) e, depois, passou a ser conduzida pelo governo gaúcho. O deputado aproveitou para agradecer ao empresário que doou os equipamentos. “Cumprindo com a palavra Elon Musk, atendendo a pedidos de milhares e milhares de brasileiros que, pelo X e outras redes sociais, pediram a Elon Musk esse reforço na nossa internet, na nossa conectividade”, disse van Hattem.

Após o anúncio do empresário, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), publicou uma mensagem de agradecimento a Musk.

“Muito obrigado, Elon Musk, pela doação de 1.000 antenas de internet via satélite Starlink. Como os equipamentos virão com os serviços de dados incluídos durante todo o período de calamidade, serão de extrema utilidade neste período de reconstrução do nosso estado!”, disse Leite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]