
Ouça este conteúdo
O interior de São Paulo está em alerta nesta sexta-feira (11) diante da possibilidade de formação de tornados durante um período de tempestades severas. A previsão levou o governo estadual a recomendar a suspensão de aulas e de eventos ao ar livre em cinco regiões e fez prefeituras adotarem medidas preventivas em dezenas de municípios.
O alerta ocorre em meio à atuação de um ciclone extratropical no Sul do país, que deve influenciar as condições meteorológicas em São Paulo. Além dos tornados, são previstos temporais com ventos fortes, granizo e possibilidade de microexplosões.
O período de maior atenção deve ocorrer entre a tarde e a noite desta sexta e a madrugada e manhã de sábado (12).
VEJA TAMBÉM:
Possibilidade de tornado em São Paulo faz cidades suspenderem aulas
O Governo de São Paulo orientou a suspensão das aulas nos períodos da tarde e da noite desta sexta-feira nas regiões de:
- Presidente Prudente;
- Marília;
- Itapeva;
- Sorocaba;
- Registro.
A medida vale para escolas estaduais, Etecs e Fatecs dessas áreas. As unidades devem permanecer abertas apenas com as equipes gestoras para atendimento e orientação às famílias. As aulas deverão ser repostas até o fim do ano letivo, conforme as regras do calendário escolar.

Além da rede estadual, prefeituras também anunciaram a suspensão das atividades nas redes municipais. Segundo levantamento do G1 Sorocaba e Jundiaí, a medida foi adotada em cidades como Sorocaba, Votorantim, Itu, Salto, São Roque, Mairinque, Porto Feliz, Cabreúva, Campo Limpo Paulista e Itapetininga, entre outras.
No oeste paulista, municípios das regiões de Bauru e Presidente Prudente também confirmaram a suspensão das aulas. A Defesa Civil informou ainda que Piedade, Itararé e Itapetininga registraram mais de 60 milímetros de chuva acumulada nas 12 horas anteriores ao alerta, na quinta-feira (10).
A orientação estadual também é para que eventos realizados ao ar livre sejam suspensos durante o período de maior risco. A decisão tem caráter preventivo e busca reduzir a exposição da população a fenômenos meteorológicos cuja localização e intensidade não podem ser determinadas com antecedência.
Defesa Civil alerta para risco de microexplosões durante tempestades
A Defesa Civil acompanha a evolução das condições meteorológicas por meio de radares, satélites, registros de descargas atmosféricas e observações de superfície. De acordo com o órgão, o cenário favorece tempestades severas e, em pontos isolados, a formação de tornados e microexplosões.
O risco não está restrito a uma única cidade. A formação de um tornado depende da evolução das tempestades e das condições atmosféricas em cada ponto. Por isso, mesmo municípios fora das áreas inicialmente indicadas devem acompanhar os avisos oficiais e as orientações das autoridades locais.
A preocupação ocorre poucos dias depois de dois tornados serem confirmados no Paraná. Os fenômenos foram registrados em Francisco Alves, no Noroeste, e em Espigão Alto do Iguaçu, no Centro-Sul, entre a tarde de quarta-feira (9) e a madrugada de quinta-feira (10).
Os casos foram associados a tempestades do tipo supercélula, estrutura capaz de produzir fenômenos meteorológicos severos.
Em São Paulo, o governo estadual também instalou um Gabinete de Crise para acompanhar o cenário e agilizar a resposta a eventuais ocorrências. A estrutura reúne Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos estaduais e concessionárias de serviços essenciais.
Durante as tempestades, a recomendação é procurar abrigo em uma construção segura e permanecer longe de árvores, postes, torres, estruturas metálicas, coberturas, placas e fachadas. Em caso de granizo, a orientação é permanecer em local coberto, afastado das janelas.
A Defesa Civil também alerta para que a população não tente atravessar ruas, pontes ou áreas alagadas. Os avisos oficiais devem ser acompanhados durante todo o período de instabilidade. Em situações de emergência, os telefones são 193, do Corpo de Bombeiros, e 199, da Defesa Civil.



