• Carregando...
Dengue
Vacinas que já estão nos estados e no DF serão redistribuídas para ampliar vacinação contra a dengue.| Foto: André Borges/EFE

O Ministério da Saúde informou, no final da manhã desta quarta (27), que a vacinação contra a dengue será ampliada para mais 154 cidades brasileiras, entre elas São Paulo e Recife e as regiões metropolitanas de Florianópolis e Campinas (SP).

A ampliação da vacinação ocorre no momento em que o país registra a pior pandemia desde 2015, com mais de 2,3 milhões de casos confirmados e prováveis e 831 mortes confirmadas. Até então, o pior ano da série histórica teve 1,6 milhão de casos.

As doses que serão encaminhadas para essas 154 cidades fazem parte do carregamento de 1,2 milhão que foi distribuído pelo ministério, mas o total a ser destinado não foi informado pela pasta. Destas, já tiveram a aplicação registrada cerca de 534,6 mil doses, e outras 700,4 mil ainda não foram computadas no sistema do ministério.

A secretária de Vigilância em Saúde do ministério, Ethel Maciel, afirmou que as doses voltadas para a ampliação da vacinação serão remanejadas dentro dos próprios estados, mas sem retirá-las de um para o outro.

“A redistribuição das doses começa a partir da nota técnica que será publicada hoje. A gente espera que até semana que vem comece a vacinação, mas não dá para precisar por conta dos desafios logísticos de cada local”, completou Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ainda segundo o Ministério da Saúde, estão aptos a receber a vacina as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Na primeira etapa da campanha vacinal, foram selecionadas 521 cidades de 16 estados e do Distrito Federal com mais de 100 mil habitantes, além dos municípios vizinhos com casos de dengue tipo 2.

A pasta estima que, até o final do ano, se o contágio seguir como está, serão registrados 4,2 milhões de casos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]