
O curta-metragem A Fábrica, escrito e dirigido pelo cineasta curitibano Aly Muritiba, está entre as 11 produções pré-selecionadas para concorrer ao Oscar. O anúncio foi feito ontem pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas responsável pelo prêmio, que acontece em 24 de fevereiro de 2013.
Os filmes que disputarão a estatueta serão anunciados no dia 10 de janeiro do próximo ano serão escolhidas de três a cinco produções (conheça os demais pré-selecionados no quadro ao lado).
Com duração de 15 minutos, A Fábrica, que tem produção da Grafo Audiovisual empresa de Muritiba em parceria com os sócios Antônio Junior e Marisa Melo e coprodução da RPC TV, com apoio da Lei de Incentivo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), conta a história de um preso que convence a própria mãe a contrabandear um telefone celular para dentro do presídio.
Filmada em formato de vídeo e finalizada em película 35 milímetros, a produção de Muritiba é a mais premiada da história do cinema paranaense: foi uma das grandes vencedoras do 44.º Festival de Brasília e conquistou importantes prêmios internacionais, como os de melhor filme internacional no 9.º Asiana Intl Short Film Festival (Coréia do Sul) e no 23.º Festival Internacional de Viña del Mar (Chile).
Exibição
Na próxima segunda-feira, 3, A Fábrica será exibido na primeira sessão da 7.ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A sessão será realizada na Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174), às 19 horas, com entrada franca.



