
A sensação que dá no momento em que começa o filme O Hobbit Uma Jornada Inesperada é de que voltamos no tempo e logo ali em frente um mundo desconhecido se revela. O longa-metragem leva os espectadores de volta à Terra-Média, um lugar em que a felicidade aparece colorida e as aventuras são acompanhadas por uma canção que desperta diferentes sensações. Em momentos de perigo e ação, as cenas ganham ares sombrios e os tons já não são mais rosas, verdes ou laranjas. Em meio a camas quentinhas e personagens famintos, a história adaptada para os cinemas e escrita originalmente para crianças e jovens, agrada a fãs de J. R. R. Tolkien (1892-1973), das superproduções do diretor Peter Jackson e até aqueles que querem ir ao cinema para relaxar e que não se importam com a longa duração do filme.
Na primeira parte da trilogia O Hobbit, Bilbo Bolseiro está 60 anos mais novo e é convidado pelo mago Gandalf a participar de uma aventura. Contratado por uma companhia composta por 13 anões, liderados por Thorin, Escudo de Carvalho, Bilbo parte para uma jornada arriscada até a Montanha Solitária. Sem garantias de que vai voltar vivo da empreitada, o pequeno hobbit encontra coragem e genialidade para se livrar de grandes enrascadas, que na maioria das vezes são ocasionadas pela teimosia de seus companheiros. Permeado por cenas divertidas e de tensão, Bilbo ganha grande destaque ao participar de um jogo de charadas com Gollum (está fantástico no filme) e ao salvar Thorin das garras do vilão Azog, um orc albino. Claro que há outras cenas bacanas, mas se reveladas, o filme perderá a graça.
Alta qualidade
Assim como nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, o longa esbanja qualidade técnica e impressiona pelos cuidados com maquiagem e efeitos de computação. Dessa vez, orcs, wargs, trolls e Gollum ganham maior destaque e parecem reais.
Mas é bom saber: o filme é bem longo (em alguns momentos cansa) e, por isso, pode não agradar a pessoas que não curtem filmes épicos e as histórias de Tolkien. Ao fim do filme é possível perceber que Peter Jackson tem a intenção de montar com os três filmes da saga Hobbit e mais os três do Senhor dos Anéis uma hexalogia com base na obra de Tolkien. Além disso, surge uma dúvida sobre como vai ser a continuação da história, pois quase todos os capítulos do livro são abordados no filme. GGGG



