
Com uma produção marcada por imagens impactantes e com personagens em busca da uma identidade, Wim Wenders, expoente do Novo Cinema Alemão, foi o cineasta escolhido para a mostra que será inaugurada hoje na Caixa Cultural, em Curitiba. Incluindo clássicos que o projetaram mundialmente, como Paris, Texas (1984, ganhador da Palma de Ouro em Cannes) e Asas do Desejo (1987), serão exibidos 15 longas-metragens e um documentário da vida de Wenders. A Alma de um Homem (2003), sobre músicos de blues, é inédito e não foi distribuído no Brasil. A programação, que ocorre simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, segue até a próxima quarta-feira (veja quadro).
Para possibilitar um panorama amplo sobre o cineasta, a curadora Ana Alice de Morais escolheu desde os primeiros títulos da década de 1970 até filmes recentes como Palermo Shooting (2008). "Wenders realizou mais de 40 obras. É sempre delicado representar todo o universo cinematográfico de um cineasta desse porte em poucos filmes." O título da mostra Wim Wenders Imagens que Obedecem , diz Ana Alice, veio por conta da posição do cineasta em relação ao status da fotografia cinematográfica. "Ele acredita que sofremos de uma overdose de imagens banais, e que, no cinema, não devem ser gratuitas."
Fidelidade à narrativa
De qualquer forma, Wenders é conhecido pela força imagética de sua obra, acredita o cineasta e crítico Aristeu Araújo (que ministra uma palestra no sábado). "São imagens fortes, mas que seguem sempre a narrativa". Outra questão recorrente nos filmes do alemão, diz Araújo, é a identidade. "Os personagens estão em constante deslocamento ou perdidos. Muito por falta de identificação dele com a Alemanha e sua aversão à grande produção cinematográfica do período nazista."
Hollywood
Cineasta extremamente autoral, Wim Wenders teve pouco sucesso em empreitadas de maior apelo comercial, como Mistério em Chinatown (1982). "São filmes que tiveram menor repercussão. Mas, até mesmo nessas tentativas, ele não deixa um minuto sequer de acreditar em sua própria obra", salienta a curadora. O longa-metragem mais recente do cineasta Pina (2010), sobre a dançarina Pina Bausch (filmado em 3D), tem previsão de estreia no Brasil em novembro.
Serviço:
Wim Wenders Imagens que Obedecem. Caixa Cultural (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111. De 14 a 21 de setembro. R$ 5 e R$ 2,50 (meia-entrada e correntista Caixa) por sessão. A exibição no sábado, às 18h, terá entrada franca e debate com Aristeu Araújo.



