• Carregando...
Lupaluna 2009: lembrança inesquecível. | Daniel Castellano
Lupaluna 2009: lembrança inesquecível.| Foto: Daniel Castellano
  • O Lupaluna 2009 foi 10.
  • Darlan, Letícia e Lucas participaram da cobertura do Lupaluna 2009.
  • Paralamas do Sucesso: atração confirmada do Lupaluna 2011.
  • Frejat divide o palco com Paralamas
  • LunaStage: o palco principal do Lupaluna.
  • Lucas, Pedro, Darlan, Camila e Letícia: à espera do Lupaluna 2011.

Vem aí mais uma edição do maior festival de música do Paraná! Nos dias 13 e 14 de maio, Curitiba recebe o Lupaluna 2011, que já é reconhecido como um dos mais importantes da Região Sul.

Principalmente aqui na capital, que por conta da falta de locais adequados para receber um público maior (o que dizer do fechamento da Pedreira Paulo Leminski?), acabou ficando fora do roteiro de shows de grande porte.

E a ansiedade da galera, claro, não é pequena. Por isso, o GAZ+ reuniu uma turma de leitores que esteve presente no festerê de 2009 para conferir os pontos altos, o que mais agradou e quais as expectativas para a terceira edição do evento.

De cara, o estudante Pedro Henrique Souza, 18 anos, destacou o slogan: "Música e natureza fazendo eco". "É importante porque traz a pessoa para conhecer um pouco mais dessa questão da preservação ecológica", aponta. Camila Camargo, 21, concorda. "É uma boa ideia, porque aproveita que os jovens gostam de música e, ao mesmo tempo, incentiva coisas boas", ressalta.

E como a garota bem diz, não dá pra falar de Lupaluna e não comentar as grandes apresentações que fazem parte do line-up. "Acho que o festival é excelente por causa da diversidade cultural. Ele consegue reunir pessoas de várias idades e estilos. Dá pra ouvir MPB, rock, música eletrônica...", opina Camila, que na última edição aproveitou para curtir de perto o show do NX Zero, uma de suas bandas preferidas, e do americano Jason Mraz.

Para Pedro, a última edição do Lupaluna teve dois pontos altos: os shows da banda O Rappa – "Passei a ser fã depois de assistir a essa apresentação"–, e do conjunto português de música eletrônica Paranormal Attack. "Eles fizeram um remix do Metallica chamado 'Seek and Destroy', que foi demais", lembra.

* Estrutura

Para atender toda a galera e proporcionar um festival de qualidade, a última edição do Lupaluna aconteceu no BioParque, um espaço, aliás, bastante elogiado por essa turma. "Achei o lugar bem legal e bonito", elogia Pedro. Camila destaca também a localização dos palcos. "Eles eram bem distribuídos e o som de um não atrapalhava o outro", diz.

Por conta disso, a edição de 2011 vai ser realizada no mesmo espaço – saiba mais detalhes ao lado.

* Expectativa

Para esse ano, a expectativa é de que o Lupaluna mantenha a qualidade e se consolide como um dos principais festivais do país. Com algumas atrações já anunciadas – a banda Sublime With Rome encabeça o line-up principal –, o pessoal está ansioso aguardando a divulgação de mais nomes. Pedro adoraria ver mais artistas internacionais no palco. "Acho que Snow Patrol tem bem a ver com o estilo do festival. Além deles também poderia vir Red Hot Chilli Pep­­­pers e Rise Against", lista. Já Ca­­­­mila sonha com a vinda dos britânicos do McFLY.

Independentemente dos artistas, o que ambos esperam é que o Lupaluna continue fazendo história no Paraná. "O que eu espero é que mantenha o foco na causa ambiental e que os shows sejam cada vez melhores, sempre buscando atingir mais público", diz Pedro.

Experiência inesquecível no evento

Para uma turma de sorte (e talento!), a edição de 2009 do Lupaluna foi muito especial. Escolhidos através de um concurso da Gazetinha (hoje GAZ+), Lucas Cassias, 20, Letícia Bianca, 15, e Darlan da Silva, 18, atuaram durante o festival como repórteres especiais e tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores e entrevistar vários artistas. "Foi uma experiência muito boa, bem diferente, que eu nunca tinha vivido. Me marcou bastante", revela Lucas. "Eu achei muito construtivo. Aprendi bastante", relembra Letícia.

Durante os dois dias de evento, eles viveram uma rotina de jornalista, com direito até aos lados menos, digamos, glamourosos da profissão. "A gente ficou esperando um tempão para entrevistar algumas bandas", fala Letícia. "E é bem diferente do que a gente vê na tevê. Eu estava superansioso para conhecer o NX Zero e me decepcionei com eles", diz Darlan.

Mas, é claro, os pontos positivos superaram qualquer problema. "Conhecer as bandas foi a melhor parte. Ir ao backstage, ter uma experiência jornalística de verdade...", aponta Lucas. Letícia lembra que chegou até a chorar depois de entrevistar o rapper Marcelo D2. "Eu fiquei muito emocionada", desabafa.

Após toda a trabalheira no Lupaluna, de onde atualizavam pelo Twitter e blog tudo que ia rolando por lá, eles ainda tiveram que escrever uma reportagem com todo o material apurado. Para Letícia foi mais especial ainda porque ela teve a oportunidade de emplacar um segundo texto no blog Buzz, do jornalista Aldrin Cordeiro, da Gazeta do Povo. "Ele pediu para eu escrever sobre o encontro com o D2, foi demais", diz.

Atrações: conheça os artistas já confirmados

Os 52 mil metros quadrados do BioParque estão sendo preparados para receber nomes de peso da música brasileira e mundial. Até o momento, já foram confirmadas as bandas Sublime with Rome (que toca no dia 14) e The Cult (dia 13) para liderar o line-up, além de artistas nacionais em apresentações especialíssimas: Paralamas do Sucesso com Frejat e Monobloco com Fernanda Abreu.

A banda californiana Sublime, que veio ao Brasil no ano passado para o megafestival SWU, promete um show com uma vibe pra cima, no melhor estilo ska-punk. Já o The Cult, vindo diretamente da Inglaterra, vai trazer uma apresentação para animar o fãs de pós-punk.

Ambas as bandas se apresentam no LunaStage, o palco principal do festival, que recebe os principais shows de pop rock do evento. Além disso, o Lupaluna conta com uma tenda para o rock alternativo e MPB, chamada EcoMusic, e o EletroLuna, um espaço dedicado aos fãs da música eletrônica. O festival vai ter ainda o LunaLounge – uma área VIP para duas mil pessoas, com quiosques dos apoiadores e patrocinadores, praça de alimentação e banheiros químicos.

Na net

Fique de olho nos principais canais de comunicação do Lupaluna 2011:

* Site oficial: www.lupaluna2011.com.br

* Twitter: @lupaluna_2011

* Facebook: http://migre.me/3ZpV2

* Orkut: http://migre.me/3ZpY0

* Veja o vídeo exclusivo:

jwplayer("video_jwplayer").setup({ file: "http://videos.rpc.com.br/vds/videos/99000/99236.flv", primary:"html5", image: "http://www.gazetadopovo.com.br/midia/frame_lupaluna.jpg", width: "590", height: "371", ga: { idstring: "EMBED: Aprenda a amenizar agrotóxico de alimentos" } }); ]]>]]>

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]