Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Teatro

A indignação como modo de vida no retorno de Henfil Já!

Quase um ano depois da primeira apresentação, no Festival de Curitiba, a montagem Henfil Já! retorna a um palco curitibano – o Miniauditório do Guaíra. Nesse meio tempo, o grupo Cambutadefedapada! esteve em vários palcos: do Cariri (CE) até Florianópolis (em meio à caravana da Anistia).

Em cena, durante 55 minutos, três atores e um banco. André Coelho, Gabriel Gorosito e Moa Leal (foto abaixo) não representam personagens: falam trechos de cartas que Henfil (1944-1988) publicou na impresa durante a ditadura militar.

O humor, que alivia impasses passados que são atuais, talvez seja um elemento que envolve o público. Mas é o sentimento de indignação, irradiado pela montagem, a possível explicação da sólida ponte que une palco e plateia.

O nome do grupo, dirigido por Nena Inoue, é uma frase de Henfil, dita durante o espetáculo e grito de guerra da trupe que decidiu montar a peça durante um período pouco animado. A indignação os contaminou. Tanto que, mesmo fora do palco, é comum um deles dizer por aí: Cambutadefedapada!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.