Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

A mistura de realidade com ficção

O Céu sobre os Ombros, um dos melhores filmes brasileiros de 2011, está em cartaz duas vezes por semana na Sessão Cult Cinemark

Everlyn Barbin é transexual com mestrado em Literatura: confirmação e subversão de expectativas | Divulgação
Everlyn Barbin é transexual com mestrado em Literatura: confirmação e subversão de expectativas (Foto: Divulgação)
Edjucu

1 de 1

Edjucu

tadmidia src="520180">Um dos melhores e mais originais filmes brasileiros do ano passado já pode ser visto em Curitiba. Mas apenas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, até o dia 16 de fevereiro, sempre às 18h40, dentro da Sessão Cult Cinemark, no Shopping Mueller. Hoje, portanto, é dia de assistir a O Céu sobre os Ombros.

O longa-metragem de Sérgio Borges, grande vencedor do Festival de Brasília de 2010 – quando levou os prêmios de melhor filme, direção, montagem, roteiro e o Prêmio Especial do Júri para o elenco – é uma obra difícil de ser classificada. Está no limite entre a ficção e o documentário, caracterizando-se, na falta de uma expressão mais específica, como um produto audiovisual híbrido, que embaralha essas fronteiras.

No centro da narrativa, que foge ao formato convecional de começo, meio e fim, os cotidianos de três personagens reais de Belo Horizonte são apresentados ao público, em alguns momentos como em um documentário convencional – com imagens captadas em tempo real, no calor do momento em que as situações ocorrem. Em outras ocasiões, com um trabalho bastante inventivo de roteiro, eles interpretam a si mesmos em circunstâncias próximas das que vivem em seu dia a dia, mas que, na verdade, são dramatizações "prováveis" (ainda assim de caráter ficcional).

Personagens

Selecionados após uma longa triagem, que buscava pessoas que fossem ao mesmo tempo comuns e singulares, o trio de protagonistas de O Céu sobre os Ombros é fascinante. Eles confirmam e subvertem, ao mesmo tempo, expectativas que o público possa criar quando eles surgem pela primeira vez na tela.

Everlyn Barbin, por exemplo, é transexual e se prostitui para ganhar a vida. Mas também tem mestrado em Literatura, com aprofundados conhecimentos tanto sobre sua área específica quanto a respeito de estudos de gênero e de filosofia, citando pensadores contemporâneos como Michel Foucault e Judith Butler.

Já Edjucu "Lwei" Moio é um verborrágico escritor marginal, ainda não publicado, com tendências depressivas e suicidas. Tem um filho com necessidades especiais, em decorrência de um problema cerebral, e vive às custas da mãe e da mulher, que perdeu um bebê.

O terceiro integrante do elenco de O Céu sobre os Ombros é Murari Krishna. Adepto do movimento Hare Krishna, ele trabalha como atendente de telemarketing. Apaixonado torcedor do Atlético Mineiro, também é skatista notívago e, apesar da religião que o levou a um celibato de cinco anos, agora busca um grande amor. É dele uma das cenas mais poéticas do filme, quando aparece andando pelas ruas da capital mineira tarde da noite, ao som de "Waiting for a Girl Like You", hit da banda norte-americana Foreigner no início dos anos 1980.

O Céu sobre os Ombros, que tem a direção assinada por Borges, foi realizado pelo coletivo Teia, que busca um novo estilo de fazer cinema, com formas narrativas que fujam do convencional, captação digital e equipes reduzidas. GGGG1/2

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.