Há dois sábados, o público brasileiro que assistia à cerimônia de entrega dos Video Music Awards, prêmio da MTV norte-americana, foi pego de surpresa quando anunciaram o nome do vencedor em pelo menos duas categorias importantes: melhor clipe pop e clipe feminino. A franca favorita em ambas as disputas era a cantora californiana Gwen Stefani, vocalista do grupo No Doubt, que concorria ao Astronauta de Prata com o espetacular clipe de "Hollaback Girl".
Gwen, no entanto, foi atropelada na reta final. As dois troféus foram parar nas mãos de outra artista, a texana Kelly Clarkson, que venceu pelo clipe de "Since U Have Been Gone". O resultado não chegou a ser surpreendente para quem acompanha mais de perto os movimentos da cena pop norte-americana: a cantora é dona de um dos CDs mais vendidos do último ano, Breakaway, que caminha para receber seu quarto disco de platina (correspondente a quatro milhões de cópias). Também está no topo das paradas no Reino Unido, Austrália e Alemanha.
Mas, por que Kelly Clarkson ainda é uma quase ilustre desconhecida no Brasil? A explicação é simples. Apesar de ter vencido a primeira edição do reality show American Idol, programa de aspirantes ao estrelato no mundo da música, campeão absoluto de audiência nos EUA, essa temporada da série jamais foi exibida no Brasil. A Sony Enterteinment Television apenas adquiriu os seus direitos de retransmissão a partir do segundo ano do concurso, quando o American Idol já havia se tornado um fenômeno em sua terra natal.
Kelly Clarkson, em 2002, quando venceu o American Idol, foi vendida tanto pela produção do programa quanto pela RCA, selo do conglomerado Sony/BMG, como a "nova namoradinha da América": bonita, talentosa e bem-comportada. Seu disco de estréia, o morno Thankful, chegou a vender mais de dois milhões de cópias, mas não fez da novata a estrela na qual tantos apostavam. O estrondo só veio mesmo com Breakaway.
Jogando para o alto a imagem de boa moça do Sul, Kelly ressurgiu no final de 2004 mais magra, com os cabelos clareados e uma postura bem mais agressiva, menos pop e mais roqueira. A virada acabou sendo catapultada pelo single "Since U Have Been Gone", que chegou à segunda posição da parada Billboard, na qual permanece entre os 50 primeiros colocados há espantosas 39 semanas (são quase 10 meses). "Behind These Hazel Eyes", nova música de trabalho da cantora, está entre as dez canções mais executadas nas rádios americanas há quatro meses, tendo chegado ao sexto lugar.
Dona de uma senhora voz, encorpada e de grande alcance, Kelly, depois de um CD de estréia hesitante, encontrou o registro certo com seu segundo trabalho, algo na seara de Avril Lavigne, à qual é muito superior, e de Amy Lee, vocalista da banda Evanescence. É pop/rock para tocar no rádio, sem apresentar maiores experimentalismos. Mas competente. GGG
Números
39 semanasé o tempo em que o single "Since U Have Been Gone" está entre os 50 primeiros lugares da parada norte-americana. A música chegou à segunda posição.
9.º lugaré a posição ocupada pelo CD Breakaway no Top 100 da Billboard. O CD já vendeu perto de 4 milhões de cópias no mercado norte-americano em quase 10 meses de lançamento.
2 Astronautas de Prataforam concedidos a Kelly Clarkson pelo videoclipe de "Since You Have Been Gone": melhor clipe pop e clipe feminino.



