Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Opinião

A Pedreira e as canções do Rei

Roberto Carlos fez sua parte no sucesso da reabertura | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Roberto Carlos fez sua parte no sucesso da reabertura (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

O show de Roberto Carlos na reabertura da Pedreira Paulo Leminski não foi impecável nem surpreendente. Houve um desencontro da banda aqui e ali; a voz do cantor, que pareceu ter problemas com o pedestal do microfone (indefectivelmente tombado), sumiu em momentos de maior intensidade dos arranjos. Não ficaram de fora suas canções mais conhecidas, e tampouco seus maiores clichês – vide o pot-pourri instrumental de gosto duvidoso que deixou a abertura do show com cara de vinheta de final de ano na tevê.

Mas o Rei, mesmo assim, fez exatamente o que se esperava dele: foi um sucesso. Aparentemente, nem estes detalhes, nem aquele infame anúncio de carne que o fez passar vergonha também ali, no telão do palco antes do show, são suficientes para atrapalhar a conexão que Roberto Carlos estabelece entre o palco e a plateia. Nenhum artista brasileiro faz tanto sucesso e tem tanta intimidade com seu público quanto ele. Em meio a canções que percorreram desde a Jovem Guarda até a recente "Esse Cara Sou Eu" – passando por menções pontuais à pegada venenosa de suas ótimas incursões pelo funk entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1970, como em "Ilegal, Imoral ou Engorda" –, o Rei canta e fala de sua vida, versa sobre o amor, se atreve a falar de sexo. E o público ouve de perto.

Foi isso que o artista emprestou à reinauguração da Pedreira. Um evento também político, amparado por um aparato policial impressionante – talvez até exagerado considerando que o show explorou menos de um terço da capacidade do espaço. E um ensaio para espetáculos maiores – e mais democráticos –, para os quais ao menos o funcionamento do Pedreira Bus, que fez seus clientes da linha Premium esperarem por até uma hora para embarcar, deverá ser melhor planejado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.