Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
“Rock”

A “polêmica” Malta estreia em Curitiba

Grupo paulistano estreia na capital paranaense com dois shows

O quarteto venceu o programa Superstar, da TV Globo | Divulgação
O quarteto venceu o programa Superstar, da TV Globo (Foto: Divulgação)

Campeã do reality shows de bandas da TV Globo Superstar, a banda paulistana Malta, que se apresenta pela primeira vez na capital paranaense neste sábado e domingo, no Curitiba Master Hall, coleciona tanto sucesso quanto ressalvas.

Depois de vencer o programa, o grupo se mantém com agenda de shows concorrida, além de ter vendido um número surpreendente de mais de 160 mil cópias de seu CD de estreia, Supernova.

Mas a receita que usou – estética visual, maneirismos vocais e sonoridade roqueira com um romantismo dramático e temperado por uma boa dose de clichês poéticos – é um prato cheio para críticas em um universo permeado por questões de legitimidade como é o rock. Para o vocalista Bruno Boncini, que compõe a Malta ao lado de Thor Moares (guitarra), Diego Lopes (baixo) e Adriano Daga (bateria), no entanto, isto não é problema. O músico, em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo, é o primeiro a mencionar a intersecção entre o público do grupo e o da música sertaneja, por exemplo.

"Desde a época do Legião Urbana, quando o rock era popular, as pessoas ouviam música romântica e ‘Eduardo e Mônica’ no carro. Todo mundo ouvia tudo. Acho que houve uma divisão desnecessária – ‘quem gosta de axé para lá, quem gosta de rock para cá’", diz o cantor. "As pessoas estão perdendo preconceito e sabem que podem gostar de sertanejo e ouvir Malta", diz.

Boncini ainda destaca o country americano como influência em comum da Malta com nomes Gusttavo Lima e Victor e Léo. "Do lado deles, há quem diga que não são sertanejo. Mas já acabou esse negócio de ter que usar chapéu, fivela e bota."

Show

Todas as canções do disco de estreia do grupo devem fazer parte do show, já que o repertório da banda foi inteiramente formado no período de gravação do programa. "Supernova", "Lendas", "Mais que o Sol", "Baby", "Lendas", "Mais que o Sol", "Baby", "Memórias", "Nova História" e "Diz Pra Mim", que faz parte da trilha sonora da novela Alto Astral, da TV Globo, estão entre elas. "A banda tinha quatro meses antes do Superstar. Só tínhamos três músicas", conta Boncini, para quem o sucesso de audiência que as recém-criadas canções tiveram no programa não influenciou os músicos a investirem no "bruto romântico" – nome que a apresentadora Fernanda Lima deu ao som da Malta, incorporado pela banda. "Composição é essência. Não tem como você ver coisa que deu certo e fazer de novo. Senão, todo mundo poderia repetir e fazer sucesso também. A essência está no artista, não tem jeito. A gente conseguiu transformar em realidade essa energia."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.