Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Linguagem

A saudável maluquice dos palíndromos

Escritor curitibano apresenta livro com frases, palavras e poemas escritos como palíndromos

Ziro Roriz: até o nome dele é um palíndromo | Lineu Filho/ A Tibruna
Ziro Roriz: até o nome dele é um palíndromo (Foto: Lineu Filho/ A Tibruna)
 |

1 de 1

A arte do matemático Ziro Roriz é criar palíndromos. A "maluquice saudável" consiste em criar palavras e frases que podem ser lidas tanto da esquerda para direita como ao contrário, da direita para a esquerda. O escritor talvez seja o maior nome desta antiga prática linguística em língua portuguesa: ele coleciona mais de 4,5 mil palíndromos, entre textos, poemas e frases, como "socorram-me subi no ônibus em Marrocos". Roriz também é autor do maior palíndromo conhecido, com 356 palavras. Até o nome do autor, Ziro Roriz, permite a leitura reversa.

Parte deles está reunida no livro Palíndromos – Um Desafio Linguístico que o autor apresenta hoje em uma palestra no Creative Time After School, onde irá falar um pouco da técnica de criação dos palíndromos. A adesão à palestra inclui o preço do livro.

A obra será lançada oficialmente no dia 13 de setembro, na Livraria Poetria. O autor explica que o encantamento maior que sente pelos palíndromos, que chama de "maluquice saudável", é a possibilidade de humor contida neles. "É o humor mais puro que existe, que brinca sem falar de etnias, nem de pessoas com deficiências, só com as palavras. Causa curiosidade e tem de estar no ritmo", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.