
Depois que virou figurinha carimbada no Esquenta (ele faz parte do elenco fixo e é diretor-musical do programa da Rede Globo), Leandro Sapucahy passou a ser conhecido por todo mundo. Mas o cara é da música há tempos: quando pequeno, fazia som com os brinquedos em casa. Depois, ganhou crédito quando foi percussionista de Marcelo D2, antes de se embrenhar no samba. "A participação no Esquenta é ótima. A tevê tem uma abrangência muito maior. A gente entra na casa das pessoas... mostra a cara", contou Leandro em entrevista à Gazeta do Povo. "Algumas pessoas nunca tinham me visto. Tinha gente que achava que eu era mais velho! A tevê também aproxima mais, aumenta a curiosidade. Algumas pessoas se interessaram pela minha carreira e quem já curtia o meu trabalho passou a almoçar assistindo ao programa."
Ao lançar o novo DVD Favela Brasil 2 Soldado do Samba (2013), o artista mostra que gosta de inovar. O vídeo é uma espécie de colagem de cenas musicais, gravadas num cenário que reproduz uma favela, e um elenco que atua, enquanto Leandro canta, como se fosse uma comunidade de verdade.
"Busquei muitas referências no cinema nacional, principalmente em filmes como Cidade de Deus. Tem ainda uma carga de vídeos que fazem sucesso na internet. As pessoas sempre reforçam, por conta própria, a força das músicas com imagens, mesmo em montagens caseiras, e imprimem a sua imagem, a sua visão sobre as canções nesses clipes. Com isso, elaboramos uma fórmula do que as pessoas gostariam de ver no vídeo. Depois, veio o trabalho de construção do roteiro com as canções escolhidas", explicou.
Turnê
Iniciar a turnê do novo trabalho, que é focado basicamente no samba, está entre os planos de 2014 na agenda versátil de Sapucahy. Ele já não toca com Marcelo D2, mas vive em parceria com o músico, além de ter virado uma referência no meio.
Já produziu CDs de gente grande, como Maria Rita, Diogo Nogueira, Paula Lima, Arlindo Cruz e Sorriso Maroto. "Foram trabalhos muito legais em que eu me dediquei bastante", avaliou.
A pegada do momento é bem samba, mas Leandro como mostra no Esquenta gosta da mistura, da bagunça de ritmos. Para quem não é muito chegado ao batuque brasileiro, o DVD anterior do artista, Baile do Sapuca, baseado em uma festa que o músico promove no Rio de Janeiro, é uma escolha melhor.
A balada, registrada em vídeo, é fruto de um projeto mais pop de Leandro, o Sapucapeta. "O DVD é o registro das nossas festas e por isso conta com a participação dos amigos que sempre vão ao baile, como Preta Gil, Marcelo D2, Naldo, Fernanda Abreu e Emicida", relembra.




