Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
VISUAIS

Adeus a Camille Claudel

Alan Johnston acena após ser libertado | AFP PHOTO/AWAD AWAD
Alan Johnston acena após ser libertado (Foto: AFP PHOTO/AWAD AWAD)

É para se lamentar. Curitiba está fora do roteiro itinerante da exposição Camille Claudel – A Sombra de Rodin, que trouxe ao país 16 esculturas da artista francesa, seis esculturas e 18 gravuras de seu mestre e amante, Auguste Rodin, e uma obra de Alfred Bucher, além de cartas trocadas entre o casal e fotos dos dois.

Parte significativa do conjunto vem do acervo da sobrinha-neta de Camille, Reine-Marie Paris de La Chapelle, e deve voltar à França na metade deste mês, após uma última parada em São Joaquim (SC).

Difícil é compreender por que uma exposição tão relevante passa por três cidades catarinenses (as outras são Joiville e Florianópolis) e pelas capitais do Tocantins, Pará, Amazonas, Espírito Santo e Belo Horizonte, mas não vem a Curitiba.

É certo que havia o interesse de trazer o acervo dos escultores para cá. O destino das peças seria o Museu Oscar Niemeyer (MON), já que o UnincenP, que recebera anteriormente uma reprodução autorizada de "O Pensador", de Rodin, recusou o projeto. A intenção, contudo, foi frustrada por divergências quanto à proposição do projeto na Lei de Incentivo Federal.

A assessora cultural do MON, Ariadne Mattei Manzi, explica que o museu mantém a política de ser o proponente dos projetos inscritos junto ao MinC. Segundo ela, a parceria com as empresas patrocinadoras que normalmente financiam as exposições depende de o MON estar à frente do projeto. "Sem isso, há dificuldade de captar o dinheiro para a exposição", justifica.

Do outro lado, a RSB Produções, coordenadora da exposição no Brasil, considerou que ceder ao museu o papel de proponente dificultaria a administração do projeto e desistiu de trazer a mostra ao Paraná. "Tivemos propostas para outros lugares, com leis de incentivo local, o que agilizou a produção do evento", diz o curador Romaric Sulger Büel.

Na impossibilidade de conciliar os dois lados, que tencionavam ser proponentes, as obras voltam para casa sem serem vistas por aqui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.