
Ao mesmo tempo em que viaja pelos palcos do Brasil e do mundo com O Micróbio do Samba, Adriana Calcanhotto chega às prateleiras das livrarias. Ela assina as ilustrações do livro infantil Melchior, o Mais Melhor (Cobogó), de Vik Muniz, com lançamento previsto para as próximas semanas.
Estreia do artista plástico na literatura infantil, o livro conta a história de um menino que estava cansado de ser o segundo melhor ou mesmo estar entre a multidão de anônimos, na média. A inspiração de Vik veio da infância de seu filho Gaspar, hoje com 21 anos (o livro começou a ser feito quando ele tinha apenas seis), e no seu desejo de impressionar o pai se afirmando como o melhor.
Adriana entrou no projeto depois de Vik ter visto um pocket show de Partimpim no aniversário do filho de Marisa Monte e ter se reconhecido na linguagem que ela usa com as crianças antes, ela havia ilustrado um poema de Vinicius de Moraes, em 2003.
"Foi uma delícia ilustrar o livro", diz a cantora, que já usou um trabalho de Vik Muniz num show de Partimpim. "Por não ser escritor, Vik escreve com um frescor, uma liberdade enorme."
Molecagem
O prazer de Calcanhotto foi ainda maior por envolver um tema sempre presente em seus desenhos: meninos. Ela conta que sempre está atenta a seus movimentos, à forma como correm e, a partir dessa observação, fez as 50 ilustrações que acompanham o texto de Melchior, o Mais Melhor. Elas trazem o personagem riscando a parede, devorando um bolo de chocolate, dançando e jogando pingue-pongue.



