
Três grandes nomes da literatura francesa darão novo tempero à ação reconhecidamente solitária da leitura. Com início em 19 de agosto, o curso Lire Ensemble, promovido pela Aliança Francesa de Curitiba, promove a discussão e a leitura integral de obras de Albert Camus, Charles Baudelaire e Bertrand de Jouvenel.
As obras selecionadas serão o estopim para que estudantes da língua francesa e interessados em literatura troquem experiências entre si e com os mediadores José Monir Nasser pesquisador e escritor e Luiz Heitor Guimarães professor de Literatura da Aliança Francesa.
"Para a poesia de Baudelaire, por exemplo, há muitas interpretações. É importante que ouçamos pessoas com olhares diferentes sobre a sua obra", diz Laure Gyselinck, diretora da Aliança Francesa de Curitiba. O livro Les Fleurs du Mal (As Flores do Mal) contém cem poemas escritos por Baudelaire (1821-1867). Lançada em 1857, a polêmica obra foi acusada, na época, de ultrajar a moral pública. Os textos serão lidos e discutidos na íntegra e em francês. "Com a poesia de Baudelaire é possível perceber a real sonoridade da língua francesa em cada frase construída. Seus temas morte, beleza, tempo e derrotismo funcionam para quem gosta da língua, porque o autor usou-a como ninguém", explica Laure.
Em Português
L'Homme Revolté (O Homem Revoltado), obra do filósofo e romancista Albert Camus (1913-1960), é outra opção para quem quer participar do encontro. Publicado em 1951, o livro analisa o conceito da revolta do ponto de vista da História, projetando suas manifestações e conseqüencias. Segundo a diretora, as leituras e as discussões sobre a obra serão feitas em português e dedicadas a quem tem interesse na cultura francesa, mas não domina a língua de Camus.
Obra não traduzida para o português, Du Pouvoir Histoire Naturelle de Sa Croisssance, discussão sobre o poder de Bertrand de Jouvenel será lida em francês e comentada na língua nacional. "É para quem não fala muito bem o francês e quer adquirir um vocabulário maior", diz a diretora.
Bertrand de Jouvenel (1903-1987) foi escritor e jornalista do início do século 20. Pensador liberal, foi, em companhia de Gaston Berger, um dos pioneiros da chamada "ecologia política" e, mesmo dez anos depois de sua morte, continua a influenciar filósofos políticos.
Informal e com o intuito de criar vínculos entre os interessados, o programa Lire Ensemble terá encontros quinzenais até dezembro deste ano.



