Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ação

Argo mostra plano para salvar americanos

Filme que estreia hoje parte de caso real de sequestro na Embaixada dos EUA em Teerã, em 1979. Um grupo de seis pessoas foge e cria um esquema para tentar escapar do país

Ben Affleck atua com visual setentista no filme, que é o primeiro longa-metragem que dirige | Divulgação
Ben Affleck atua com visual setentista no filme, que é o primeiro longa-metragem que dirige (Foto: Divulgação)

Unindo drama e ação, o filme Argo conta a história de uma operação para resgatar seis americanos em Teerã. Esse é o terceiro longa dirigido por Ben Affleck, que estreou na função em 2007, com Medo da Verdade. O roteiro é baseado em uma história real e mostra o ápice da revolução iraniana, em 1979, que resultou na invasão da embaixada dos EUA. Na época, 52 funcionários foram feitos reféns. Seis conseguiram fugir e encontraram refúgio na casa do embaixador canadense Ken Taylor (Victor Garber).

Sabendo que é apenas uma questão de tempo até eles serem encontrados e provavelmente mortos, um especialista em fugas da CIA chamado Tony Mendez (Ben Affleck) sugere um plano arriscado para retirá-los do país em segurança. Para que o resgate dê certo, ele contará com a ajuda do vice-diretor assistente da CIA, Jack O’Donnell (Bryan Cranstondois), e de dois figurões de Hollywood, John Chambers (John Goodman) e Lester Siegel (Alan Arkin). Juntos, eles criam uma produtora e fazem com que toda a imprensa acredite que um novo filme será produzido em breve naquele país.

Após criar a farsa, Mendez viaja para o Irã com a justificativa de procurar cenários inusitados para a filmagem do longa e convence os iranianos de que os funcionários americanos fazem parte da equipe da produção.

Oscar

O filme foi bastante elogiado no exterior e já é cotado para disputar o Oscar. Comercialmente, também está indo bem: liderou as bilheterias no último final de semana nos Estados Unidos e Canadá, arrecadando US$ 12,4 milhões.

Argo desbancou a ficção científica "Cloud Atlas", que também ficou atrás da animação Hotel Transilvânia, de apelo especial na época do Dia das Bruxas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.