Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
LUGAR

Arranha-Céu símbolo de Curitiba, edifício ASA é cenário do livro “A Bíblia do Che”

Novo romance de Miguel Sanches Neto é ambientando nos corredores de prédio misterioso do centro da cidade.

Interior do Edifício ASA em Curitiba: cenário ficcional de “A Bíblia do Che” | Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Interior do Edifício ASA em Curitiba: cenário ficcional de “A Bíblia do Che” (Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo)

Locação de boa parte do livro A Bíblia de Che, o edifico ASA no centro de Curitiba foi um dos primeiros “arranha-céus” da cidade. Mas, assim como a passagem de Guevara por Curitiba, sabe-se pouco sobre a construção do prédio. Uma placa indica que ele foi inaugurado em 1954. A planta original, porém, se perdeu e há controvérsias sobre quem foi o arquiteto responsável pela construção.

O nome é um acrônimo: a construtora se chamava Aranha S.A. Com saídas para a Praça Osório, rua Voluntários da Pátria e Carlos de Carvalho, o edifício reúne 22 andares e 414 unidades, entre lojas e residências. Segundo dados do condomínio do ASA, por dia, circulam pelo prédio cerca de 4 mil pessoas.

Miguel Sanches Neto diz que escolheu o ASA porque o prédio “é um espaço simbólico muito forte da nossa modernização urbana”. “O ASA é um resumo de Curitiba. Tenho uma relação afetiva com ele. Gostaria de ter uma sala em um de seus andares altos, onde instalaria minha marcenaria de escritor. A vida pulsa ali”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.