Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Arrasa-quarteirão brasileiro

Tropa de Elite 2 ocupa 1/3 das salas e dá status de blockbuster ao cinema nacional. Público do filme pode superar 5 milhões de espectadores até o fim de semana

O cineasta José Padilha dirige o ator Wagner Moura durante as filmagens de Tropa de Elite 2: o sucesso do longa está superando as expectativas | Divulgação
O cineasta José Padilha dirige o ator Wagner Moura durante as filmagens de Tropa de Elite 2: o sucesso do longa está superando as expectativas (Foto: Divulgação)

São Paulo - "Tropa de Elite/ Osso duro de roer/ Pega um, pega geral/ Também vai pegar você.’’ Nunca uma trilha sonora caiu tão bem em um filme como a música do Tihuana que abre Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro. O filme estreou em 8 de outubro e atualmente ocupa nada menos do que 736 salas num Brasil de cerca de 2.200 cinemas – lançamento gigante para os padrões nacionais, comparado apenas aos blockbusters. Em apenas dez dias, o filme foi visto por mais de 4 milhões de pessoas. E, se continuar nessa pegada, deve chegar à marca de 5 milhões até o fim desta semana.

O sucesso é resultado da estratégia minuciosamente planejada pelo diretor José Padilha e pelo produtor Marcos Prado, que, por causa da pirataria, viram o potencial lucrativo do primeiro Tropa ser jogado pela janela. "Desta vez, decidimos lançar o filme sozinhos. Armamos um plano de negócios e contratamos um especialista no mercado cinematográfico’’, conta Prado.

Segundo Prado, historicamente, as sequências costumam ter, no mínimo, público semelhante ao filme original – no caso de Tropa, 2,5 milhões de espectadores. "Fizemos três estimativas para o lançamento de Tropa 2. Uma conservadora, que previa que o filme fosse visto pelos mesmos 2,5 milhões de pessoas do primeiro longa. Outra otimista, com 4 milhões de espectadores. E a superotimista, que beirava os 6 milhões. Acho que vamos alcançá-la e talvez chegar a uma marca hiperotimista, que a princípio nem considerávamos’’, diz Prado. Mas a intenção, ele reconhece, sempre foi lançar Tropa 2 como um blockbuster.

"Quando colocamos o trailer no YouTube, tivemos 1 milhão de acessos no primeiro dia. Aí decidimos aumentar o número de cópias. Além disso, pegamos pesado na divulgação. E é um filme de muita qualidade, uma megaprodução cheia de efeitos especiais.’’ Mas o forte da propaganda pró-Tropa vem dos espectadores, ele afirma. "Estamos contando com o boca-a-boca de quem viu e gostou. O público está discutindo os temas mostrados no filme. Só se fala nisso nas rodinhas, e as pessoas não querem ficar de fora’’, aposta. E não para por aí. Padilha e Prado negociam a exibição do filme no Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.