Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
visuais

Arte brasileira perde o iconoclasta Wesley Duke Lee

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

Morreu no último domingo, em São Paulo, o artista plástico Wesley Duke Lee (foto). Ele tinha 78 anos e sofreu uma broncoaspiração seguida de parada cardíaca no hospital Beneficência Portuguesa. Lee também sofria da doença de Alzheimer havia três anos. Duke Lee foi um pioneiro da linguagem contemporânea nas artes plásticas no Brasil, ao realizar pinturas com colagens, "happenings’’ e criar ambientes instalativos, já nos anos 1960.

Sua ação "O Grande Espetáculo das Artes’’, no paulistano João Sebastião Bar, em 1963, costuma ser apontada como o primeiro "happening’’ no Brasil. A performance foi motivada pela dificuldade em expor gravuras da série "Ligas’’, consideradas muito eróticas, e foi um manifesto contra a crítica. Na 29.ª Bienal de São Paulo, que será aberta ao público no próximo dia 25, Duke Lee estará representado como integrante do Grupo Rex, que fundou junto com os artistas Nelson Leirner e Geraldo de Barros (1923-1998).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.