Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coletivo

Arte na rua lembra evento pioneiro

No ARTSHOW de 1978, o poeta Paulo Leminski apresentou a canção “Verdura” pela primeira vez | Divulgação
No ARTSHOW de 1978, o poeta Paulo Leminski apresentou a canção “Verdura” pela primeira vez (Foto: Divulgação)
Arte política: evento inaugurou experiências de criação coletiva no estado |

1 de 1

Arte política: evento inaugurou experiências de criação coletiva no estado

Em setembro de 1978, na república do ditador Ernesto Geisel (1907-1996) ainda vigorava o famigerado AI-5, a lei de exceção que anulava as liberdades individuais. O país ainda esperava a volta dos que partiram no "rabo do foguete", o punk tinha arrebentado na Inglaterra e nos Estados Unidos, mas por aqui, a sensação era de que as coisas estavam "meio paradas".

Em Curitiba, um grupo de artistas e produtores culturais decidiu sair para a rua e por meio da arte dar um "grito". Durante uma semana daquele setembro, no entorno da Galeria Julio Moreira e no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), "se apropriou" do espaço urbano para levar interferências estéticas aos transeuntes que circulavam diariamente pela área.

Batizado de ARTSHOW, com um inovador conceito de multimídia e participação de artistas como Sergio Moura, Reynaldo Jardim, Luís Carlos Rettamozo, Lucília Guimarães, Rogério Dias, Paulo Leminski, Alice Ruiz, Júlio Covello, entre outros, o evento marcou época como uma das primeiras experiências de criação estética coletiva.

"Estamos aqui, estamos na rua, estamos fazendo arte. Este era um dos principais recados", conta a produtora Anaterra Viana. "O ARTSHOW foi inovador porque nunca havia sido feito nada neste sentido de arte coletiva no Paraná. Foi uma coisa orgânica, que ‘aconteceu’ naturalmente, os artistas foram aparecendo e a coisa tomou uma grande proporção."

Filha de Alberto Melo Viana, um dos artistas idealizadores do evento de 1978, Anaterra é uma das responsáveis por organizar hoje, no mesmo TUC, uma nova edição do ARTSHOW, comemorativa aos 35 anos da primeira experiência de arte coletiva de que se tem notícia no Paraná.

Com boa parte dos participantes originais, seus herdeiros e outros convidados o evento acontece das 17 às 21 horas e terá música, debates, exposição e performances. Segundo Anaterra, este é apenas o pré-lançamento de uma versão completa do ARTSHOW que será realizada em setembro de 2014.

"Resolvemos fazer este evento como uma lembrança dos 35 anos do primeiro ARTSHOW, para não passar em branco. No ano que vem, queremos fazer algo do mesmo tamanho da primeira edição, até com o apoio de leis de incentivo", revela.

Para ela, muitos dos coletivos de arte que hoje atuam na cidade são herdeiros da manifestação artística e política do ARTSHOW, que também inaugurou algumas linguagens importantes para as décadas seguintes. "Na época, se trabalhou muito com o grafite, por exemplo. Foi durante o evento que o Paulo Leminski cantou a canção "Verdura" [gravada por Caetano Veloso em 1980] pela primeira vez", destaca.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.