• Carregando...
Trabalho dos artistas Auma e Japem, em Curitiba. | Priscilla Fiedler/Divulgação
Trabalho dos artistas Auma e Japem, em Curitiba.| Foto: Priscilla Fiedler/Divulgação

Uma reunião de 250 artistas urbanos – de 16 diferentes países – acontece a partir dessa sexta-feira (10) em Curitiba, na 4,ª edição do Street of Styles – Encontro Internacional de Grafitti. As atividades ocorrem, simultaneamente, em dois diferentes espaços, no Sítio Cercado: Portal do Futuro e Caic Bairro Novo. As atrações abertas ao público começam no sábado (11) e vão até domingo (12).

Street of Styles – Encontro Internacional de Grafitti

Portal do Futuro Bairro Novo (R. Marcolina Caetana Chaves, 150 – Sítio Cercado) e Caic Bairro Novo (R. Pastor Waldomiro Bileski, 714 – Sítio Cercado). Sábado (11) e domingo (12), das 9h às 18 horas. Entrada gratuita.

A organização do evento espera reunir pelo menos 50 mil pessoas ao longo do final de semana – no ano passado, foram 30 mil. “Queremos disseminar a cultura de rua, e mostrar como o grafitti acontece”, diz o organizador, Michael Davis.

Atividades

Além de conferir os artistas trabalhando ao vivo, o evento também terá campeonato de skate, paredão de escalada, batalhas de breaking e apresentações musicais. Todos os eventos terão entrada gratuita.

Neste ano, a ideia é mostrar uma das origens do grafitti: a escrita das letras (que vem da pichação). “As pessoas rotulam muito o grafitti como o personagem bonitinho, mas ele vem das letras e da escrita, que é uma técnica muito mais difícil de fazer do que os desenhos. Queremos dar visibilidade para a letra, algo com que Curitiba ainda não está acostumada”, salienta.

Outra iniciativa da edição 2015 foi trazer nomes pioneiros do grafitti no Brasil, como Tinho, artista de São Paulo que atua desde 1988, e Bigod, da Bahia, que trabalha com arte de rua desde 1998. “Queremos mostrar como foi esse início e a evolução”, fala Davis. Os dois artistas, junto com Acme, do Rio de Janeiro, são os três responsáveis por ministrarem workshops gratuitos para o público (as vagas já estão esgotadas), nesta sexta-feira (10).

Artistas de vários países também transformarão a rua em galerias, com destaque para a japonesa Shiro – os trabalhos coloridos da artista refletem, entre outros assuntos, seu amor pelo hip-hop.

Autônomo

Apesar do apoio da Fundação Cultural de Curitiba, que cedeu também um local para alojamento dos artistas, o Street Of Styles é feito sem leis de incentivo.

A organização conta somente com patrocínios pontuais da iniciativa privada para conseguir alimentação, passagens aéreas e transporte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]