• Carregando...
Escultura do Coringa, um dos trabalhos presentes na exposição | Divulgação
Escultura do Coringa, um dos trabalhos presentes na exposição| Foto: Divulgação

Quando entrou na Escolinha de Artes do Colégio Estadual do Paraná (CEP), o artista plástico Thiago Provin tinha poucas ideias sobre escultura, mas já gostava do universo das histórias em quadrinhos.

Seu objetivo, aliás, era escrever HQ’s. No curso, foi apendendo a técnica, prestou vestibular para Escultura na Embap, onde se formou, e mostrou parte do seu portfólio em 2008, num fórum de “Toy Art” nos Estados Unidos.

A partir daí, esculpiu personagens para a Marvel e a Slideshow Collectibles, e se tornou um dos artistas do segmento mais requisitados pelo mercado europeu e norte-americano.

Um conjunto de 20 trabalhos que mostra a sua trajetória – desde a primeira escultura feita na Escolinha do CEP até outras obras recentes integram a exposição Heróis de Brinquedo, que inaugura nesta terça-feira (19) no Solar do Barão, organizada pela Gibiteca. A entrada é gratuita.

Esculturas originais, moldes e outros produtos finais poderão ser vistos pelo público. Um caprichado Wolwerine, que ele fez sob encomenda para a Marvel, está na mostra, além de um personagem da série Senhor dos Anéis – esse foi o primeiro trabalho que Provin, que também é professor de escultura na Clubcomics – fez para uma empresa estrangeira.

O mercado internacional, aliás, é o que mais solicita seu trabalho. “A vantagem é que eu faço todos os acordos pela internet. Então, consigo trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que exista um meio de enviar. Por isso, não troco Curitiba por nada”, diz.

Processo

Desenhos, projetos e algumas ferramentas utilizadas para esculpir também estão na exposição. “Quero que as pessoas tenham ideia de como funciona o processo, porque a escultura ainda parece meio ‘alienígena’ para muita gente. Ao mesmo tempo, quis deixar a mostra muito acessível. Vai agradar desde crianças até adultos, que ficarão nostálgicos com os personagens”, acredita Provin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]