
Nem só de selfie vive a fotografia de celular. Exemplos das inúmeras possibilidades artísticas que a ferramenta oferece vão servir de inspiração para aqueles que forem visitar as exposições da série (In)Formando Novos Talentos, que acontecem entre os dias 8 de fevereiro e 12 de março no Museu Municipal de Arte (MuMA) e durante todo o mês de março na Galeria Teix.
Idealizada por Vanessa Múrio e Mauricio Vieira, a iniciativa teve início com um concurso no qual foram selecionados, entre cerca de cem inscritos, vinte trabalhos de fotógrafos amadores locais, com tema livre e que fossem realizados com o uso de celulares.
Vanessa ressalta a importância da contrapartida social do projeto: “além de trazer a público os novos talentos, também existe a preocupação de ajudar a construir uma linguagem que valorize o olhar, a vivência de cada um”, comenta.
Nesse sentido, os finalistas participaram ainda de workshops que abrangeram desde edição de imagem, integração imagem/texto e construção da narrativa, alinhando aprimoramento de técnicas e elaboração conceitual do trabalho.
Em termos conceituais, um dos destaques é o trabalho de Lucia Biscaia. Com a proposta de discutir a realidade da autoimagem construída pelo individuo através das redes sociais, ela insere uma “mini família” feita de bonecos em fotos reais, questionando a fragilidade do processo de percepção social na contemporaneidade. Uma das imagens da série lhe rendeu o convite para participar do Festival de Tiradentes, um dos mais importantes do circuito nacional de fotografia.
Além das exposições, também foi elaborado um livro catálogo que reúne a produção dos artistas selecionados, com maior destaque para os cinco primeiros colocados, que serão anunciados na abertura da exposição no MuMa.



