• Carregando...
Artista testemunhou o bombardeamento de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. | Divulgação
Artista testemunhou o bombardeamento de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.| Foto: Divulgação

Artista japonês radicado no Brasil, Masanori Fukushima (1931-2008) é o tema da nova exposição do Museu Guido Viaro, que inaugura nesta quinta-feira (6), às 19h30. A curadoria é do diretor do espaço, Constantino Viaro, e do artista Jair Mendes.

Ex-professor da Universidade Takushoku, em Tokyo, “Masa”, como era conhecido, testemunhou o bombardeamento de sua cidade e a tragédia nuclear de Hiroshima e teve uma relação estreita com o Brasil ao longo da vida. Veio ao país pela primeira vez em 1964, como bolsista de mestrado na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo. Três anos depois, retornou ao Japão e começou a lecionar. Na década de 1980, voltou ao país para o doutorado, na UFPR, e se mudou para São Paulo nos anos 1990, para dirigir um órgão do ministério da educação do Japão no Brasil.

Masanori Fukushima

Museu Guido Viaro (R. XV de Novembro, 1.348) Quinta-feira (6), às 19h30. Visitação de terça a sábado, das 14h às 18 horas. Até 29 de agosto. Mais informações no Guia.

Começou a estudar arte como hobby e em 1996, quando se aposentou, passou a se dedicar à carreira artística. Nas idas e vindas para o Brasil, frequentou o Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen, produzindo um conjunto de obras amplo, que estiveram em exposições e salões de arte como o Nikaten, um dos mais importantes de seu país de origem. Suas experiências particulares no Brasil costumam ser temas frequentes em seus quadros.

Na exposição, também estará disponível o livro “Masa: Trajetória Artística de Masanori Fukushima”, lançado em 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]