Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cozinha

Artista mistura arte com comida durante performance no Muma

Washington Silvera vai ao Museu Municipal de Arte para mostrar os bastidores da cozinha no projeto Kitchen Dub Experience

Artista e cozinheiro, Washington Silvera vai preparar jantar inusitado para que os participantes acompanhem toda a experiência sensorial da comida | Antônio More/Gazeta do Povo
Artista e cozinheiro, Washington Silvera vai preparar jantar inusitado para que os participantes acompanhem toda a experiência sensorial da comida (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Qualquer chef é categórico em afirmar que os bastidores da cozinha não passam nem perto do glamour em torno da gastronomia, potencializado nos últimos anos. Mas o ato de cozinhar – seus barulhos, cheiros e detalhes, também é arte. O artista Washington Silvera quer propor essa experiência sinestésica da cozinha ao vivo, na performance Kitchen Dub Experience – o jantar (limitado para 20 pessoas), acontece hoje no Museu Municipal de Arte (Muma), que transformou a sala do Centro de Arte Digital em uma cozinha profissional. O evento é um projeto paralelo à exposição Inventário, em cartaz no espaço.

Silvera, que é cozinheiro profissional, explica que a ação não deixa de ser um objeto cênico. "Tudo começa com o Duchamp, que colocou um urinol no museu e o olhamos de outra forma. E eu queria apresentar um jantar inusitado, em um museu." A ideia, então, é que o cliente/espectador sinta os cheiros dos alimentos, escute os ruídos da panela e da tábua de corte e acompanhe a finalização dos pratos, quase os "últimos retoques" de uma obra de arte.

Outros três chefs (Emerson Valentin, Rafael Valadão e Anderson Guedes) cozinham no Kitchen Dub Experience (leia mais sobre o cardápio ao lado), e, além do jantar em si, os participantes terão trilha sonora e captação de áudio ao vivo (feita por Denis Nunes e Rafael Martins), registro de imagens da cozinha e dos participantes (Bruno Machado) e edição de Manolo Lonomo – os registros serão apresentados quase simultaneamente em um telão. A programação visual do espaço é de Luciana D´Mato,cenografia de Jô Marçal e iluminação de Antônio de Souza.

Hoje, Silvera consegue conciliar a arte e a cozinha: a produção artística caminha junto com as aulas que ministra sobre Gastronomia (ele é professor no Centro Europeu). Mas ele partiu para a profissão quando, em meados de 2000, não conseguiu mais sobreviver como artista. Fez curso no Senac, estágio com Alex Atala e trabalhou com diversos eventos, como a Confraria Honesta Volúpia, uma parceria com Marcelo Torrone (Wandula), que realizava jantares com um pequeno show.

Depois, passou um período na Europa para se aperfeiçoar, e trabalhou em restaurantes como o Mauyra (que misturava cozinha indiana e mediterrânea) e no Biocenter (que tem tradição vegetariana). Também fez cursos no Espai Sucre, sobre cozinha molecular e sobremesas, com Albert Adrià, irmão do famoso chef catalão Ferran Adrià.

Essa é a terceira edição da Kitchen Dub Experience já foi apresentada no ano passado em São Paulo, no espaço Zebra, e no Teatro Novelas Curitibanas, como parte do 1° Ornitorrinco – Modos transitivos de criação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.