Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival de Curitiba

As mazelas do cotidiano

Pablito Kucarz e Michele Menezes, integrantes do Teatro de Breque, no ensaio da peça Com Amor | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Pablito Kucarz e Michele Menezes, integrantes do Teatro de Breque, no ensaio da peça Com Amor (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Outra mostra paralela dentro do Fringe é a Novos Repertórios, que, depois de uma interrupção em 2010, neste ano chega a sua quarta edição reunindo cinco companhias curitibanas, e terá como palco-sede o Teatro Espaço Dois (R. Comendador Macedo, 431). Pa­­blito Kucarz explica que o projeto reúne grupos que encenam textos contemporâneos e realizam pesquisas contínuas de linguagem.

"Como são centenas de atrações no Fringe, o fato de essas cinco companhias estarem juntas é um trunfo. Quem estiver interessado em teatro atual, vai encontrar um prato cheio no palco do Teatro Espaço Dois", afirma Kucarz, ator e um dos responsáveis pela mostra.

Dos cinco espetáculos que estarão em cartaz, dois são estreias. A Companhia Dezoito Zero Um mostrará Mínimo Contato, montagem que faz alusão à tortura física e psicológica – o texto e a direção são de Alexandre França, e o elenco conta com Michelle Pucci e Otávio Linhares.

Já o Teatro de Breque encenará Com Amor, proposta de dramaturgia que evidencia os permanentes desencontros de dois personagens – interpretados por Uyara Tor­­rente e Pablito Kucarz –, que não conseguem concretizar uma relação, apesar do serem envolvidos emocionamente. A direção é de Nina Rosa Sá.

A mostra terá ainda apresentações de peças que já foram encenadas em palcos curitibanos. A Clepsidra exibirá Os Três Espelhos, de Maureen Miranda, com Rodrigo Ferrarini, Claudete Pereira Jorge e Marly Gott; [...] Roteiro Escrito com a Pena da Galhofa e a Tinta do In­­con­­formismo é a montagem da Pausa Companhia, com roteiro de Fer­­nando Kinas a partir da obra de Machado de Assis e elenco formado por Andrea Obrecht, Pablito Ku­­carz, Renata Hardy e Rodrigo Ferrarini. A Armadilha reencena Café Andaluz, com Alan Raffo, Diego Fortes, Flávia Scherner, Lya Bueno, Tatiana Blum e Thalita Freire-Maia, e direção de Diego Fortes.

Kucarz diz que a dificuldade de comunicação do ser humano é o que une as cinco montagens. "Em todas essas peças, ‘pequenas’ situações geram discussões que podem provocar muito estrago. As mazelas do cotidiano estarão em cartaz nessa mostra ", finaliza.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.