
A nova novela das sete, Caras & Bocas, nem mesmo estreou ainda, mas já faz história por levar ao ar pela primeira vez uma atriz deficiente visual. Com Malvino Salvador e Flavia Alessandra à frente do elenco, a trama estreia dia 13 de abril, com direção geral de Jorge Fernando.
"Eu tinha um bom papel para uma boa atriz, e foi quando conheci a Danieli Haloten. Aí pensei: por que não fazer?", disse o autor da trama, Walcyr Carrasco, durante entrevista coletiva em que apresentou o elenco à imprensa.
Acompanhada de seu cão-guia, o labrador Higgans, e usando óculos escuros, a curitibana também compareceu ao evento. "Estou muito feliz, né?", diz a jovem Danieli, que é formada em Artes Cênicas e Jornalismo e veio de Curitiba para trabalhar na novela.
Ela vai interpretar Anita, irmã do protagonista Gabriel, vivido por Malvino Salvador. "Eu e a personagem temos tudo diferente. Ela tem um irmão superprotetor e vai ser seduzida por um homem, que vai dizer que é milionário, quando, na verdade, é pobre", conta a atriz, que não acredita que a personagem será realmente enganada. "Será que ela acredita mesmo? Acho que não, ela é esperta", completa.
Danieli conta que chegou até o autor da novela por meio da internet e que enviou a ele um vídeo com seu trabalho. "Eu avaliei o DVD como avaliaria o de qualquer outra atriz", afirma Walcyr Carrasco. "Vi que o trabalho dela era muito bom", diz o diretor.
Entretanto, para receber Danieli no elenco, a produção teve de fazer adaptações à rotina, como, por exemplo, elaborando versões do texto em braile para enviar à atriz com deficiência visual. "Ainda estou tentando me adaptar ao estúdio, para poder me movimentar livremente no espaço", conta Danieli, que estreia na televisão, mas tem anos de palco. "No teatro fica mais fácil se movimentar, tanto é que eu nunca tinha interpretado uma cega, esta é a primeira vez", diz.
Segundo Danieli, por enquanto, o cão-guia não vai aparecer no ar, apesar de acompanhar sua rotina no estúdio. "Mas quem sabe a Anita não ganha um cachorro no meio da história?", torce a atriz. "Ele é uma extensão do meu corpo", afirma.



