Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

Autor de As Cinzas de Ângela, Frank McCourt morre aos 78

McCourt é autor de três livros que se tornaram best seller | Mike Segar/ Reuters
McCourt é autor de três livros que se tornaram best seller (Foto: Mike Segar/ Reuters)

São Paulo - Publicado em 1996, o livro biográfico As Cinzas de Ângela (Objetiva) provocou acusações desenfreadas. Afinal, logo em seu primeiro parágrafo, o escritor norte-americano Frank McCourt escreveu que seus pais nunca deveriam ter voltado para a Irlanda, pois nada se comparava à versão irlandesa da pobreza. "É a minha história, minha experiência", defendeu-se ele, que faturou o Prêmio Pulitzer de romance como garantia de valor da obra. McCourt morreu no último domingo, aos 78 anos, em Nova Iorque, onde nasceu. Estava com câncer de pele e meningite.

Embora americano, ele voltou para a Irlanda aos 4 anos de idade. Lá, sofreu com o alcoolismo do pai, o que só acentuou a extrema pobreza vivida pela família. Tais lembranças foram decisivas na escrita de As Cinzas de Ângela – situada na década de 30, é a história de seu pai, Malachy, que gastava cada tostão que ganhava com bebidas, enquanto a mãe, Ângela, percorria os bares da cidade, arrastando os filhos pela mão, em busca de alguma moeda perdida. A degradação é tamanha que a miséria logo vitima seus três irmãos.

Aos 11 anos, McCourt já era arrimo de família; aos 13, começou a trabalhar e a sonhar com sua volta aos Estados Unidos, o que aconteceu quando chegou aos 19 – a autobiografia termina quando ele avista, do barco que o traz da Irlanda, a cidade de Nova Iorque. O que seria um farto material para um melodrama é bem tratado pelo escritor, cujo texto é deliberadamente alheio a qualquer tipo de realismo social e com momentos de muito humor.

Antes de ganhar a notoriedade com o livro (adaptado para o cinema por Alan Parker), McCourt era famoso como professor dedicado a incentivar o ensino da literatura e a arte de contar histórias.

Ele escreveu outros dois livros de memórias, Ei, Professor (Intrínseca), sobre sua experiência no sistema público de ensino em Nova Iorque, e ‘Tis (inédito no Brasil) sobre como fez para se estabelecer nos EUA depois que voltou da Irlanda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.