Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Banda favorita de Kurt Cobain toca no Brasil no fim de semana

Escoceses do The Vaselines fazem shows em Goiânia e em São Paulo

Os escoceses Frances e Eugene da banda The Vaselines | Reprodução G1
Os escoceses Frances e Eugene da banda The Vaselines (Foto: Reprodução G1)

Os escoceses do The Vaselines, banda favorita de Kurt Cobain, tocam no Brasil no dia 21 (em Goiânia) e 22 (em São Paulo). Formada em 1986, a banda de Glasgow teve discografia e vida curta: dois Eps e um álbum – que couberam em apenas um CD, "The way of The Vaselines", lançado pela gravadora Sub Pop em 1992, quando o Vaselines já havia acabado há três anos.

Kurt Cobain já disse que o casal Frances McKee e Eugene Kelly, líderes do Vaselines, são seus compositores favoritos. Pela discografia do Nirvana, é possível perceber a devoção: Cobain regravou três músicas dos escoceses. No álbum "Incesticide", Cobain incluiu "Son of a gun" e "Molly's lips", enquanto "Jesus doesn't want me for a sunbeam" foi escolhida para o Unplugged – show acústico do Nirvana na MTV em 1994. Como se não bastasse, Kurt ainda deu o nome de Frances à sua filha com Courtney Love em homenagem à vocalista do Vaselines.

"Eu sabia que não era o maior compositor do mundo", disse Eugene Kelly em entrevista ao G1, "foi estranho o Kurt ter falado isso". Não que o Vaselines renegue o apoio dado por Cobain & cia: "o Nirvana nos deu a chance de sermos apresentados ao mundo de uma maneira que não havia acontecido.Nossa música passou a ser ouvida por pessoas de todo o mundo", completa Kelly.

Novo álbum

Os Vaselines voltaram em abril de 2008, reformando a banda para um show de caridade na sua Glasgow natal. Em julho, estavam embarcando para seus primeiros shows nos EUA, incluindo uma apresentação na festa de aniversário de 20 anos do selo Sub Pop – casa do Nirvana e provável gravadora para o primeiro álbum de inéditas do Vaselines em 20 anos: "Nós já escrevemos umas quatro músicas, que ainda não estão finalizadas. A Frances está voltando a compor, e estamos fazendo as coisas com calma, mas acho que a Sub Pop seria a nossa gravadora favorita para lançar novo material", diz Kelly.

O novo Vaselines conta com uma banda de apoio também ilustre, formada por membros da banda escocesa Belle & Sebastian: o guitarrista Stevie Jackson, o baixista Bobby Kildea e o baterista Richard Colburn. Infelizmente, o último não poderá vir ao Brasil, e deve ser substituído por Michael McGaughrin, baterista da banda 1990s.

"Eu não achava que alguém ainda se interessaria pelo Vaselines", explica Kerry, justificando os quase 20 anos com a banda paralisada. "Eu estava com a minhas bandas, a Frances estava preocupada com os filhos dela. Depois do show de caridade, percebemos que as coisas estavam funcionando muito bem, e decidimos continuar com a volta do Vaselines".

Sem mp3

Kelly é um músico à moda antiga: não baixa mp3 nem está atualizado com o mundo da música. Exceto quando o assunto é Escócia: "a cena de Glasgow é incrível, cheia de boas bandas e grandes amigos", se entusiasma o veterano, citando grupos não tão novos como Mogwai e Franz Ferdinand entre seus favoritos.

Rotulado nos anos 1980 por parte da imprensa alternativa como banda de twee pop (gênero que valoriza músicas fofinhas e um certo comportamento infantil), Kelly corre para renegar o rótulo: "Nós não temos nada a ver com isso – nunca ficamos fazendo festas de pijama e comendo gelatina com o pessoal do twee. Nós somos uma banda de punk rock". Os punks favoritos de Kurt Cobain, repita-se de passagem – afinal, estar na prateleira de favoritos de um dos maiores ídolos do rock não é para qualquer um.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.