
O doçura pop das canções dos Byrds, a melancolia folk das baladas acústicas do inglês Nick Drake, a psicodelia vanguardista de Lou Reed e seu Velvet Underground, mais a muralha guitarrística intensa do (infelizmente) extinto My Bloody Valentine. Sim, são no mínimo impressionantes as referências despertadas pelas poucas canções do trio londrino The Tamborines, que faz uma visita breve a Curitiba, com direito a duas apresentações: uma hoje à noite, na extensão "ao vivo" da festa In New Music We Trust (dedicada ao novo rock), que também traz a paulistana Forgotten Boys; e outra no domingo, ao lado da veterana (porém com nova formação) Plêiade, no James Bar.
Para os mais incrédulos, que imaginam o trio como apenas mais um exemplar de formação gringa que, ao não atingir o sucesso desejado em seu país de origem, resolve seguir rumo a terras distantes em busca de reconhecimento algo bastante comum nos dias de hoje, em especial no Brasil uma má notícia: o caso do Tamborines é exatamente o oposto.
Formada em 2000, em Maringá, parte da banda (inicialmente um quinteto) mudou-se para Londres, a fim de aprimorar suas referências musicais e levar adiante outras possibilidades sonoras. Lá, os marigaenses Henrique Laurindo (guitarra e vocal) e Luciana Nozaki (sintetizador, piano, órgão e tamborim) uniram-se ao baterista curitibano Rodrigo Thur, integrante da finada banda local Tods, principal representante da cena "guitar" paranaense ( termo que hoje corresponde ao chamado indie). O trio fez seu primeiro show londrino em 2005, para um público de apenas 14 gatos pingados e em pouco mais de um ano já se apresentava para platéias de 800 pessoas.
Com dois singles gravados What Took You So Long/The Great Division (registrado no lendário Bark Studios, por onde já passaram bandas como My Bloody Valentine e Primal Scream) e Sally OGannon/Be Around, este produzido por Tim Holmes (Death in Vegas) e com participações especiais de Frank Teardrop (Brian Jonestown Massacre) e Mark Gardener (do lendário quarteto shoegazer Ride) - o trio vem recebendo elogios rasgados de veículos britânicos renomados como a revista semanal New Musical Express, que denominou de "pop perfeito" a combinação de "refrões loucamente grudentos" e "guitarras incrivelmente altas" proposta pelos três brazucas. Resumindo: hoje e domingo, o público indie curitibano conta com duas oportunidades imperdíveis para aproveitar-se da péssima fama de "gostar apenas do que vem de fora", sem sentir a mínima culpa.
Serviço: *Projeto In New Music We Trust Ao Vivo. Shows com as bandas The Tamborines (Inglaterra), Forgotten Boys (SP), Anacrônica e Hidráulica. Porão Rock Club (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.188). Hoje, às 22 horas. Ingressos a R$ 15. Informações pelo telefone (41) 3324-8678.
* Show com as bandas The Tamborines (Inglaterra) e Plêiade. James Bar (R. Vicente Machado, 894). Dia 13, às 22 horas. Ingressos a R$ 5. Informações pelo telefone (41) 3222-1426.



