
Uma união de gerações e fãs dos Beatles em um show de agradecimento ao público curitibano e em comemoração ao Dia das Mães. É com essa promessa que a Soulution Orchestra, prestes a completar 11 anos de carreira, sobe hoje ao palco do Teatro Positivo, para apresentar o show Beatles by Soulution Orchestra, prometendo um show intimista e festeiro com músicas clássicas dos lados A e B do quarteto de Liverpool.
A banda curitibana, que atinge a marca de 1.300 apresentações, terá neste ano duas participações especiais: do coral curitibano Nós em Voz, composto por oito vozes, e de Alfreli Arruda Amaral, integrante dos cinquentenários Metralhas Beatles Again, uma das pioneiras a interpretar o repertório do quarteto de Liverpool por aqui.
O show é a maior produção feita pela Soulution e conta com o auxílio de projeções e imagens. O grupo, composto por 11 músicos seis sopros, vocal, teclado, guitarra, baixo e bateria teve preocupação com o repertório e o figurino, que foram escolhidos para deixar claro que não se trata de uma banda cover.
O vocalista da big band, Zé Rodrigo, conta que houve poucas mudanças nos arranjos para não descaracterizar as composições dos Beatles. "Tentamos adaptá-los ao nosso estilo, colocar os sopros, bons arranjos de metais, fazer alguns solos." O músico se preocupou para que as pessoas cheguem ao teatro e escutem exatamente aquilo que ouvem há 40 anos. "Esse ano a gente não precisaria tentar mudar o mundo. Os caras já fizeram isso", diz.
Os beatlemaníacos poderão escutar em duas horas de show a interpretação de músicas conhecidas dos Beatles e de seus integrantes. Estão no set list "A Hard Day´s Night", "The Long and Winding Road", "Imagine (da carreira solo de John Lennon), "Strawberry Fields Forever" e "Eleanor Rigby". Também não ficarão de fora "Something" e "Yellow Submarine" adaptada pela banda apenas com sopros , estarão no repertório.
A banda gravou canções do rock pela primeira vez em 2008, no show The Big Band Rock, com canções de Led Zepellin, Deep Purple, Iron Maiden, Elvis Presley e até mesmo algumas dos Beatles. O vocalista conta que o amadurecimento da banda nesses três últimos anos ajudou no entendimento da produção das músicas, com a leitura e pesquisa em arranjos, contexto histórico e na experimentação de diferentes ideias.
Serviço:
Beatles by Soulution Orchestra. Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Campo Comprido). Hoje, às 21h. Preços: Plateia: R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada).



