• Carregando...

A realização da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3) e a 8ª Reunião das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP0-8), promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Curitiba, a partir desta segunda-feira (13), está sendo um incentivo para novas exposições que acontecem na cidade. Algumas mostras já podem ser conferidas e outras duas são abertas neste sábado (11).

O descobrimento de rios e florestas do estado poderá ser relembrado na exposição "A História Ambiental do Paraná de Reinhard Maack". A mostra fotográfica, que será aberta neste sábado (11), no Museu Oscar Niemeyer (MON), apresenta 50 fotografias em preto-e-branco, terminal multimídia e projeção de filme em 16 milímetros, dedicados à atuação do pesquisador alemão.

Reinhard Maack fixou-se no Paraná em 1926 e logo iniciou uma série de expedições pioneiras pelo estado, conquistando o título de primeiro naturalista do Paraná. Foi ele o descobridor do Pico Paraná e da tribo de índios Xetás. A mostra já foi apresentada, no ano passado, na Alemanha, no Museu de História Natural de Karlsruhe (Staatliches Museum für Naturkunde karlsruhe), e está em exposição permanente no museu municipal de Herford, cidade natal de Maack. Em Curitiba pode ser conferida até 2 de abril.

O Espaço de Arte Jayabujamra, localizado no Mabu Royal e Premium Hotel inaugura, também neste sábado, a exposição "Biodiversidade – Consciência e Arte". O evento reúne mais de 60 trabalhos, entre pinturas, desenhos, fotografias, colagem e técnicas mistas, de 30 artistas paranaenses, com curadoria de Edison Viriato. Todas as obras trazem uma abordagem criativa e sensível para o tema segurança e diversidade biológica, pauta da Conferência da ONU.

Outras exposições

O shopping Estação recebe a exposição fotográfica "NorthSouthEastWest". São 24 painéis com imagens captadas por dez fotógrafos que percorreram o mundo para ilustrar os impactos da mudança climática e as soluções que estão sendo implementadas para reduzir as emissões de carbono em comunidades do norte, sul, leste e oeste do planeta. A mostra pode ser conferida no espaço Boulevard do centro de compras.

As manifestações da cultura paranaense, em especial o artesanato, estão na mostra "Arte Popular Paranaense", organizada pelo Provopar Ação Social na Praça de Eventos do Shopping Crystal Plaza. A idéia é dar visibilidade ao trabalho artesanal desenvolvido em diferentes regiões do estado para os participantes do evento. Além de mostrar os trabalhos, a exposição contará com oficinas de artesanato, onde o público poderá ver o artesão trabalhando em suas peças.

Agenda

O MON inaugura ainda este mês mais cinco exposições com artistas locais, nacionais e internacionais. No dia 14, começa a individual de Estanislau Traple, apontado como um dos mais fiéis discípulos e seguidores de Alfredo Andersen, e "Fragmentos de Modernidade", coletânea de obras de artistas que compõem o acervo da instituição. Dia 16, o MON exibe as xilopinturas do arquiteto, pintor e gravador Carlos Colombino, representante da arte moderna paraguaia. Fecham a programação de março as exposições "Ianelli – Os Caminhos da Figuração" e "Os Motivos de Guignard".

Confira o roteiro de exposições

Serviço: "A História Ambiental do Paraná de Reinhard Maack". Abertura sábado (11) às 19 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Visitas de terça a domingo das 10h às 18 horas. R$ 4,00. Tel.: (41) 3350-4400. Até 2 de abril. www.museuoscarniemeyer.org.br

"Biodiversidade – Consciência e Arte". De 11 de março a 13 de maio. Espaço de Arte Jayabujamra - Mabu Royal e Premium Hotel (Praça Santos Andrade, s/nº) Tel.: 3219-6000. Entrada franca.

Exposição fotográfica "NorthSouthEastWest". Até 30 de março, das 10 às 22 horas. Boulevard do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775) Tel.: 3340-2636. Entrada franca.

Arte Popular Parananese. Até 31 de março das 10h às 22 horas. Shopping Crystal Plaza (Rua Comendador Araújo, 731 – Batel) Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]