
A partir deste sábado, será possível conhecer um pouco do que se faz no Brasil e no mundo em termos de teatro de bonecos. Quem passa pela fachada do Teatro Guaíra já deve ter notado um boneco de dez metros de altura, o "mascote" do 19.º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que começa com um cortejo do grupo musical Mundaréu. A saída será neste sábado, às 10h30, do bondinho da Rua XV, seguindo, com bonecos gigantes, até a Praça Santos Andrade.
Lá, às 12 horas, o grupo mineiro Kabana faz o espetáculo Êh Boi (foto), em que um "boi" enorme é o protagonista de uma homenagem à tradição popular brasileira dos folguedos de rua. Ao som de caixas, violas e pandeiros, o público é convidado a marcar o ritmo para uma orquestra de tacos.
No sábado à tarde, o grupo cearense Bricoleiros apresenta suas criações em papel no palco do Guairinha.
No domingo, a festa do boi ganha nova sessão, nas Ruínas de São Francisco, e outros dois espetáculos fazem no total cinco sessões: Circo Móvil, do grupo espanhol Ángeles de Trapo, traz "animais" ao Teatro José Maria Santos, e a paulistana Truks faz Por uma Estrela no Guairinha.
O festival continua ao longo de toda a próxima semana, até o dia 14 de julho.
Curiosidade
O boneco gigante do Teatro Guaíra foi criado pela Cia. dos Ventos, de São José dos Pinhais, com assinatura de Tadica Veiga.



